Novas licitações para os trechos das obras de transposição do Rio São Francisco, que tiveram os contratos rescindidos, devem garantir a continuidade das obras
A obra de transposição do Rio São Francisco já tem data prevista de conclusão. De acordo com o Ministério da Integração Nacional, o projeto não se encontra no ritmo em que deveria estar, mas 43% da obra já foram executados, 33 contratos encontram-se em execução e, até 2015 a transposição deve ser entregue.
Entre as principais dificuldades enfrentadas pelo projeto, que prevê custo total de R$ 8,2 bilhões, estão as falhas no projeto base da obra, iniciado em 1999; o abandono da obra por algumas empresas; a fragmentação da obra entre 90 construtoras; a inexistência de titularidade de terras; a burocracia ligada às desapropriações; e a necessidade de incrementos e adição de serviços novos, que culminaram na paralisação de lotes da obra em 2009 e 2010.
Conclusão das obras
Desde 2011, o Ministério da Integração Nacional realiza o acompanhamento das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco por meio de seis etapas úteis, três para cada eixo.
No eixo Leste, está previsto para conclusão em setembro de 2013, a captação no reservatório de Itaparica até o reservatório Areias (meta 1L), ambos em Floresta (PE). É uma meta piloto para testes do sistema de operação. Já as obras entre a saída do reservatório Areias e o reservatório Barro Branco, em Custódia (PE) (meta 2L), deverão ser concluídas no final de setembro de 2014. O trecho entre o reservatório Barro Branco e o reservatório Poções, em Monteiro (PB) (meta 3L), deverá ser finalizado em dezembro de 2014.
Já no eixo Norte, as obras de captação do rio São Francisco, no município de Cabrobó (PE), até o reservatório de Jati, em Jati (CE) (meta 1N) estão previstas para serem concluídas em setembro de 2014. O trecho entre o reservatório Jati e o reservatório Boi II, no município de Brejo Santo (CE) (meta 2N), deverá ser concluído em dezembro de 2014. As obras entre o reservatório Boi II e o reservatório Engenheiro Ávidos, no município de Cajazeiras (PB) (meta 3N), estão prevista para serem entregues em dezembro de 2015.
Editais de obras complementares do projeto seguirão o seguinte cronograma, de acordo com as etapas: abertura das propostas para trechos 1L e 1N em 19 de dezembro; publicação de edital para trecho 2L em 31 de dezembro e para trechos 3L e 3N em 28 de fevereiro de 201
Fonte: Portal do Planalto e Portal Brasil