Graduandos no combate ao analfabetismo

    262
    0
    SHARE

    Preparar professores de Licenciatura como agentes de letramento. Esta é a proposta da nova Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Estadual da Paraíba apresentada durante uma reunião na Secretaria dos Conselhos, Campus I, em Campina Grande.

    A oportunidade, mediada pela reitora Marlene Alves Sousa Luna e pelo vice-reitor Aldo Maciel, contou com a presença de diversos integrantes do Consepe, além do Secretário de Educação do Estado da Paraíba, professor Afonso Celso Scocuglia. Na história da UEPB, esta foi a primeira vez em que se registrou a presença de um secretário do Estado em uma reunião de Conselho.

    A iniciativa, elaborada em conjunto com o Governo do Estado, leva em consideração o elevado índice de analfabetismo vigente na Paraíba e a reconhecida capacidade de que dispõe a UEPB para a formação de profissionais na área da Educação, objetivando criar nos cursos de Licenciatura da Instituição o componente curricular “Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Letramento”. Assim, o componente deverá capacitar e incentivar os graduandos a alfabetizar crianças, jovens e adultos em todo o Estado.

    Para o secretario Afonso Scocuglia, esta parceria com a UEPB tornou-se prioritária para o Governo, visto que ela concretiza o apoio a rede pública de ensino e ao nível médio, que naturalmente enfrentam dificuldades. “A parceria é imprescindível para que as coisas deem certo e para que as propostas sejam cumpridas”, acrescentou.

    A promoção de ações de ensino fundadas no letramento terá como foco o analfabetismo, mas poderá ir além do curso de Pedagogia (atualmente a UEPB possui 24 licenciaturas), com a presença de cursos que incluam o componente teórico e que possam proporcionar aos beneficiados um degrau superior a alfabetização.

    “Poderemos dar continuidade ao ensino não só com letramento, mas com matemática, cultura, arte e inclusão digital, por exemplo”, esclareceu a reitora.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here