A coordenadora do Plano de Mobilidade Urbana de Campina Grande, engenheira campinense Valéria de Castro Barros, receberá significativa homenagem da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor). A outorga acontecerá na noite desta sexta-feira, 22, em Natal RN, por ocasião da festa dos 40 anos da entidade.
Fundada no dia 12 de abril de 1975, a federação reunia os estados da região Norte e Nordeste (Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia e Roraima). Em seguida, a entidade de origem passou a se chamar Fetronor e a representar os estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Sob o comando de Eudo Laranjeiras desde 1993, a entidade se projeta para uma gestão cada vez mais voltada para a valorização do setor, tão renegada pelas autoridades governamentais, da elaboração de políticas públicas que atenda e reforce a organização do transporte, beneficiando a sociedade na luta por melhorias da mobilidade urbana e da conscientização sobre a preservação do meio ambiente.
Por ocasião das comemorações dos 40 anos, cada estado, através de suas entidades representativas elegeu uma personalidade para homenagear e a Paraíba resolveu dedicar a honraria à engenheira Valéria Barros, em reconhecimento aos serviços prestados ao setor de transportes, por vários anos.
Engenheira e professora da UFCG, Valéria Barros foi a primeira dirigente da STTP, responsável pela sua instalação, com destacada atuação no cargo. Agora, ela volta a emprestar sua experiência na coordenação do Plano de Mobilidade Urbana da cidade.
Eudo Laranjeiras destacou a importância da comemoração, considerando que a entidade
que representa uma história de muitas lutas e conquistas. “À frente da Fetronor de hoje posso constatar um sentimento de orgulho e felicidade por tantas conquistas e avanços, seja no meio tecnológico e ambiental, na qualidade dos serviços, na atuação política e principalmente na mentalidade de nosso empresariado”, disse Laranjeiras.
Fonte: Codecom