Formada por 52 integrantes e dispondo de viaturas, além de uma base fixa situada na Rua Siqueira Campos, 22, Bairro do São José, a Guarda Municipal de Campina Grande vem tendo atuação destacada vem na proteção de bens, serviços e instalações municipais, prevenindo a ocorrência de ilícitos penais, bem como outras ações para garantir a preservação do patrimônio.
Com uma rotina diária de apreensão de objetos roubados/furtados, drogas e armas em todo o município, sendo que na maioria dos casos são armas brancas (facas, canivetes, tesouras, punhais, etc ) portadas por menores de idade, os guardas passaram por um rigoroso treinamento realizado pela Polícia Militar da Paraíba seguindo todos os pré-requisitos exigidos pela SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública).
Para aprofundar a qualificação no desempenho da missão, os guardas realizam frequentemente cursos de capacitação profissional, habilitando-os para exercer, com maior eficácia, a condução dos infratores para a autoridade responsável, ou seja, para a delegacia, onde são feitos todos os procedimentos legais e tomadas as medidas cabíveis.
Outra função praticada pela instituição é o apoio contra atos ilícitos junto às secretárias municipais, onde, dentro dos últimos sete meses, cerca de 92 ações foram realizadas nas mais diversas pastas que compõem a ordem administrativa da cidade, revelando a importância deste instrumento de segurança institucional.
Para o Coordenador da Guarda, Secretario Joia Germano, todo o empenho aplicado “tende a fortalecer as ações que buscam diárimente sobrepor a ordem e preservar o patrimônio público do município, além da segurança individual dos cidadãos da Rainha da Borborema, de forma geral”. O que supre, em parte, a ausência do Estado em Campina Grande.
Fonte: Codecom