O último final de semana foi marcado por uma aula de cidadania para os estudantes da Escola Municipal Roberto Simonsen, que promoveram nos bairros São José e Liberdade uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
A mobilização ocorreu no último sábado e percorreu as principais ruas da região. De casa em casa, os alunos e alunas da escola conversaram com moradores, explicando sobre as medidas que devem ser adotadas para eliminar e evitar a criação de novo focos de reprodução do mosquito.
Segundo o gestor da escola, José Roberto Sousa, a caminhada envolveu estudantes das 20 turmas de Ensino Fundamental do educandário, além de pais e membros da comunidade escolar.
“Com o apoio de um carro de som, nós passamos de casa em casa entregando material de divulgação. Foi uma oportunidade para os alunos colocarem em prática aquilo que aprenderam na escola”, afirmou o gestor, ao explicar que a ação do final de semana marcou a conclusão do projeto “Escola Roberto Simonsen contra o Aedes”, desenvolvido na unidade nas últimas duas semanas.
Assim como a Escola Roberto Simonsen, as demais unidades da Rede Municipal de Ensino realizam, periodicamente, atividades voltadas para eliminar os focos do mosquito e evitar a disseminação das doenças.
O trabalho é realizado através de palestras, ações em sala de aula e atividades lúdicas. O objetivo é que as crianças e adolescentes atuem como agentes multiplicadores em suas comunidades, contribuindo para o trabalho de conscientização sobre os riscos das doenças e a melhor forma de preveni-las.
Fonte: Codecom