O que um supermercado deverá ter para satisfazer o cliente na atualidade?
Muitos empresários do setor fazem esse questionamento, mas poucos encontram respostas. Os comerciantes do Sertão paraibano – um grupo extenso, com três das nove redes de supermercados do Estado – vão aprender como melhorar o atendimento ao cliente. Eles vão participar, nos dias 18 e 19 de abril, no Coliseum Hall, na cidade de Patos, do 2º Encontro de Supermercados do Sertão. Espera-se um público de dois mil empresários de pequeno, médio e grande porte.
Este ano, a Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB) e a Associação Paraibana de Atacadistas e Distribuidores (ASPAD) esperam arrecadar R$ 10 milhões em vendas e negócios. “Teremos um aumento de cerca de 40% em relação ao ano passado, quando foram gerados em torno de R$ 7 milhões. Uma das novidades deste ano é a área de exposição climatizada, que terá quase 600 m². Tivemos um aumento expressivo no número de participantes expositores”, explicou o superintendente da ASPB, Damião Evangelista.
O Sertão saiu na frente na elaboração de um evento desse porte na Paraíba, que possui uma média de 15 lojas por rede de supermercados. Um terço das redes está no Sertão, o que destaca a microrregião como um sucesso nas vendas no atacado e varejo. O objetivo do Encontro é promover negociações e fortalecer relacionamentos em toda a cadeia produtiva. Além da feira de exposição, haverá palestras e rodada de negócios.
As principais empresas que compõem a cadeia de abastecimento do mercado varejista paraibano – indústrias, atacados, distribuidores, representantes e prestadores de serviços – participarão desse encontro. A AS-PB acredita ser uma oportunidade ímpar para a realização de negócios entre fornecedores e os varejistas da região. “A integração dos empresários é muito importante. O Sebrae, um dos parceiros do evento e que terá um stand na feira, promove muito essas atividades em conjunto, em parceria”, completou Damião Evangelista.
Empresas fornecedoras de produtos e serviços para os supermercadistas do Sertão ocuparão o espaço da feira. Algumas, acompanhadas pelo Sebrae, têm potencial de atender as demandas que possam surgir na Feira. Os empreendimentos são de diversos municípios. “A expectativa é que possam ser gerados negócios entre as empresas e os supermercadistas. É a oportunidade de tornar conhecido o potencial das empresas sertanejas”, disse o analista técnico da agência do Sebrae em Patos, James Robson Júnior.
Programação
Quarta-feira, 18 15h – Solenidade de abertura (auditório de Sebrae) 16h – abertura da Feira (Coliseum Hall) 22h – encerramento da Feira Quinta-feira, 19 8h30 – palestra “Supermercados – evolução e tendências”, com Aguinaldo Gomes Marques, executivo da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), atua nas áreas da gestão da qualidade, produtividade, treinamento organizacional, motivacional e análises de processos. 10h – palestra “Qualificando e retendo o colaborador da empresa”, com Marcos Manéa, MBA em Gestão de Supermercados pela Fundação Getúlio Vargas, atuante no ramo varejista/autosserviço a mais de 20 anos, com experiência no sistema de franquias. 16h – abertura da Feira (Coliseum Hall) 22h – encerramento da Feira Serviço Local da Feira: Coliseum Hall, na BR 361, km 05, saída para Piancó. Local das palestras: Auditório do Sebrae – R. do Prado, 629, centro.
Unidade de Marketing e Comunicação