A Gerência de Vigilância Sanitária (Gevisa) realiza esta semana um curso de capacitação voltado para profissionais das áreas de arquitetura e construção civil em Campina Grande.
O objetivo é orientar os trabalhadores para atuar nos projetos de construção observando as normas técnicas exigidas para os ambientes construídos.
De acordo com a Coordenadora da Gevisa, Betânia Araújo, o evento foi idealizado a partir das constatações da equipe técnica em visitas às construções e reformas de empreendimentos na cidade.
“Identificamos que sempre há uma série de equívocos nas construções e reformas, principalmente nas obras de empreendimentos de gêneros alimentícios e clinicas médicas”, disse.
Segundo Betânia, os empresários e comerciantes não observam as especificidades das normas técnicas exigidas para cada ambiente de trabalho.
“São equívocos como a falta de bancadas, a colocação de bancadas escuras, a falta de banheiro nos espaços, além do desrespeito às normas sanitárias no período de execução das obras”, explicou.
Betânia explicou que os empreendedores se preocupam em receber as licenças do Crea, Bombeiros e da Secretaria Municipal de Obras, mas após a obra concluída, acabam sendo surpreendidos com a necessidade de mudanças para atender às normas técnicas da Vigilância Sanitária.
“Por isso, estamos realizando este evento e abrindo o espaço não apenas para os arquitetos e para os construtores, como também para os empreendedores, os estudantes universitários ligados à área e todas as demais pessoas que se interessarem”, disse.
O I Fórum de Vigilância Sanitária e Arquitetura acontece nos dias 10 e 11 no Garden Hotel. O evento é gratuito.
Também foram convidados os representantes de sindicatos de panificação, bares e restaurantes.
Com esta ação, buscamos promover uma mudança de paradigma da Vigilância Sanitária, no sentido de orientar, e não apenas punir as pessoas, a fim de que elas possam se adequar às normas antes de aparecerem os problemas, e ajudar a garantir a segurança sanitária em nosso município”, finalizou Betânia.
PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira – 10 de agosto
18h – Credenciamento
19h – Abertura solene
19h30 – “Participação efetiva da Vigilância Sanitária na concepção de empreendimentos” – Romero Rodrigues
20h30 – “Vigilância Sanitária para Saúde Pública” – Betânia Lígia de Araújo
Sexta-feira – 11 de agosto
8h – “A necessidade do planejamento da estrutura física dos estabelecimentos” – Morgana Targino de Oliveira
9h – Coffee Break
9h20 – Especificações sobre as construções – Mônica Pimentel (Secretaria de Obras)
10h20 – Mesa Redonda – Eficiência e Eficácia da Norma Legal no Ambiente Físico
11h30 – Intervalo
14h – Corpo de Bombeiros – Coronel Josilene Sales
15h – Coffee Break
15h20 – Orientações do Sebrae
16h20 – Mesa Redonda – Resoluções da Direção Colegiada – Anvisa e Empreendedorismo
17h30 – Encerramento
Fonte: Codecom