Usuário poderá comparar a qualidade dos planos de saúde

    170
    0
    SHARE

    Os usuários de planos de saúde poderão realizar uma comparação online de diferentes indicadores de qualidade, entre eles, a estrutura, assistência e satisfação dos beneficiários. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lançará neste ano um portal que também permitirá que a população observe a rede de cobertura de cada plano, favorecendo a escolha na hora da contratação ou migração.

    De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o portal possibilitará ao usuário a escolha do plano de saúde que atenda suas expectativas e necessidades, aproveitando a portabilidade entre operadoras, prevista desde 2009. Dessa maneira, será possível “montar” um plano de acordo com os serviços mais interessantes para o contratante.

    Os indicadores que poderão ser analisados compõem o Índice de Desenvolvimento da Saúde Suplementar (IDSS), criado pela agência para avaliar a qualidade das operadoras.

    Crescimento – O Brasil conta atualmente com mais de 47,8 milhões de beneficiários de planos de assistência médica, enquanto em 2002 eram 31,1 milhões, segundo o levantamento da ANS.

    Operadoras são suspensas por descumprirem prazos de atendimento 

    Em julho, depois de uma avaliação sobre o acesso e a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras, a ANS informou a suspensão da comercialização de 268 planos de saúde de 37 operadoras. Durante o primeiro semestre deste ano, foram registradas quase 8 mil reclamações contra diversas operadoras, por descumprimento dos prazos máximos estabelecidos pela ANS em atendimentos para consultas, exames e cirurgias.

    Durante o período de monitoramento, foi constatado que 105 operadoras apresentaram reclamações nos dois trimestres de avaliação e, dessas, 37 se encaixam no critério para a suspensão, definidos por meio da Resolução Normativa nº 259/2011. Os planos suspensos, que se adequarem às normas, poderão retomar a comercialização na próxima avaliação trimestral, que será divulgada em setembro.  As operadoras que não cumprem os prazos definidos estão sujeitas a penalidades.

    O consumidor que pretende contratar um plano de saúde poderá verificar se o registro consta na lista completa dos planos suspensos aqui

    SECOM

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here