Considerando o valor dos empreendimentos, 21% das ações monitoradas foram concluídas e 72% estavam em ritmo adequado, segundo o sexto balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), divulgado. Os 6% de empreendimentos em estado de atenção e o 1% em ritmo preocupante sinalizam a necessidade de atuação mais forte para superar os entraves. Esses dados consideram os eixos transportes, energia, mobilidade urbana, Luz para Todos e recursos hídricos, até 31 de dezembro de 2012.
O critério de quantidade de ações monitoradas, considerando as mesmas áreas, é um indicador de evolução do PAC2, que para ser avaliado adequadamente necessita considerar a complexidade das obras e ações.
Segundo este critério, 29% dos empreendimentos estão concluídos, 58% em ritmo adequado, 9% em atenção e 4% em situação preocupante.
Andamento – As obras e ações do PAC2 percorrem diversos estágios até que sejam executadas fisicamente, como: elaboração e aprovação de projeto, aprovação de licenciamento ambiental, licitação, contratação e, finalmente, execução do empreendimento ou ação. O indicador de estágios das ações monitoradas dos eixos citados, considerando seus valores, demonstra que, até 31 de dezembro de 2012, 21% foram concluídas, 52% estão em obras, 9% em fase de licitação e 18% em projeto ou licenciamento.
Em quantidade, que também deve considerar a complexidade das ações, o monitoramento das áreas já citadas demonstra que 29% dos empreendimentos foram concluídos, 31% estão em obras, 12% em fase de licitação e 28% em projeto ou licenciamento.
secom.gov.br