Hospital vai integrar programa SOS

    301
    0
    SHARE

    O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, vai integrar o programa SOS Emergências. O anuncio foi feito em Brasília, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

    O projeto SOS Emergências é uma ação estratégica tripartite pactuada entre gestores para melhorar o atendimento e implementar o Componente Hospitalar no âmbito da Rede de Atenção às Urgências e Emergências(RUE), realizada em conjunto com os Estados, Distrito Federal e municípios para a qualificação da gestão e do atendimento de usuários do Sistema Único de Saúde(SUS) nas maiores e mais complexas portas de entrada hospitalares de urgência.

    A presidenta da República, Dilma Rousseff, e o ministro Alexandre Padilha lançaram, em novembro de 2011, a iniciativa, que atualmente já abrange 12 hospitais de grande porte, localizados em dez capitais: Recife(PE), Rio de Janeiro(RJ), Fortaleza(CE), Salvador(BA), Brasília(DF), Belo Horizonte(BH), Goiânia(GO), São Paulo, Porto Alegre(RS) e Ananindeua(PA). Até 2014, o programa vai alcançar os 40 maiores prontos-socorros brasileiros, contemplando todos os 26 Estados e o Distrito Federal(DF).

    Os hospitais selecionados são referências regionais, possuem mais de 100 leitos, tem pronto-socorro e realizam grande número diário de internações e atendimentos ambulatoriais. Os serviços da Rede Saúde Toda Hora englobam o SAMU 192, Unidade de Pronto Atendimento(UPA 24 horas), Salas de Estabilização, serviços da Atenção Básica e Melhor em Casa.

    O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou o Hospital de Trauma da Paraíba como exemplo, já que muitas das ações implantadas pelo SOS Emergências fazem parte do dia a dia da unidade de saúde. “É muito importante verificar que já existem hospitais diminuindo as filas de atendimento. Com isso, acreditamos que o projeto só vem a somar com o belíssimo trabalho já desempenhado pela gestão pactuada do Hospital de Trauma de João Pessoa”, frisa.

    Segundo o diretor técnico do Hospital, Edvan Benevides, essa parceria entre o Governo Federal, Governo do Estado da Paraíba e acompanhamento da Secretaria da Saúde do Estado com certeza trará benefícios reais e rápidos para a Gestão Pactuada desenvolvida pela Cruz Vermelha Brasileira. “Receber o apoio e a mensagem de confiança do Ministro Alexandre Padilha com seu endosso neste Projeto é muito importante. Verificamos que já estamos, mesmo antes de sermos lançados no Programa, avançando nas metas e inovações do projeto, o que nos deixa bastante satisfeitos e estimulados em continuar melhorando o nosso serviço, visando assim uma melhor assistência ao usuário”, explica.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here