O vereador Raoni Mendes (PDT) criticou a redução de 14% no repasse do Fundo de Participação dos Municípios destinado a João Pessoa. Ele também convidou a população para presenciar a entrega do Título de Cidadão Pessoense ao senador Cássio Cunha Lima, no próximo dia 10, às 16h, na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Raoni, que foi o segundo orador da sessão ordinária ainda relembrou a discussão na Casa sobre a PEC 37.
De acordo com Raoni Mendes, a política econômica do país está prejudicando, em alguns aspectos, a arrecadação dos municípios. Para ele, existe a necessidade de se discutir o Pacto Federativo do Brasil. “Constatamos que a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) vem beneficiando a população, mas prejudicando os municípios. Houve queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), também, em decorrência disso. Uma redução de 14% para o município de João Pessoa”, apontou Raoni Mendes.
De acordo com ele, isso tem ocorrido em vários municípios, que necessitam, cada vez mais, buscar recursos para seus projetos e ações através do Governo Federal. “Nós temos que rediscutir o Pacto Federativo deste país”, sugeriu.