Com uma vasta programação nas unidades escolares e no Parque da Criança, a Secretaria Municipal de Educação realiza nesta sexta-feira, 17, a culminância das atividades desenvolvidas durante a Semana do Livro.
No Parque da Criança, a partir das 8h, serão desenvolvidas oficinas de música, dança e contação de histórias afro-indígenas, além da construção de brinquedos de origem indígenas.
A Secretaria de Educação, com o apoio da Prefeitura de Campina Grande, está em parceria também com o Centro de Estudo e Aprendizagem Integral Dr. João Pereira de Assis e aos contadores de histórias através do Projeto Descobridores de Histórias, Brincando e Aprendendo com as Leis Nº 10.639 e 11.645/2008,
A literatura infantil é um valioso recurso metodológico para tratar da história e cultura africana, afrobrasileira e indígenas nos anos iniciais da Educação Básica.
Esse projeto objetiva trazer essas histórias como forma de valorizar as matrizes que formam o povo brasileiro, além de influenciar na construção da identidade das crianças e na constituição de novos posicionamentos a respeito do negro e do indígena na sua história.
A valorização da história e cultura africana, afrobrasileira e indígena é fundamental para a desconstrução da visão unificada, estereotipada e preconceituosa que se construiu desses povos ao longo da história brasileira e que insiste em continuar até os dias atuais.
As oficinas permitirão aos alunos da rede municipal de ensino, desde a primeira infância, o contato com as histórias e modos de ser (culturas) dos vários grupos étnicos que formaram a nossa sociedade.
Além dos contadores de histórias da SEDUC, as atividades contarão com a participação da Juventude e Terreiro de Campina Grande.
Fonte: Codecom