A Prefeitura de Campina Grande está ultimando os preparativos com vista à implantação de Eco-pontos destinados à coleta seletiva de lixo eletrônico. Foi o que assegurou nesta quinta-feira, (23), o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Hércules Lafite, ressaltando a importância da ação, considerando os prejuízos causados pela destinação inadequada dos equipamentos descartados.
Segundo o secretário, paralelamente à coleta do material, será realizada uma arrojada campanha, denominada ‘Recicla Campina 2015’, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da ação, no combate à poluição e na prevenção do meio ambiente. A campanha será desenvolvida também em escolas, associações de bairros e outras instituições, para que possa atingir toda a população.
Lafite informou que no primeiro momento, serão coletados os produtos da chamada linha ‘Marrom e Verde’, que se constitui nos resíduos de materiais produzidos pelo descarte de equipamentos eletrônicos, como monitores de computadores, computadores, impressoras, teclados, telefones celulares e câmeras fotográficas.
Com o elevado uso desses equipamentos no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental, quando não descartado em locais adequados. Para tanto, a Prefeitura de Campina Grande está adotando as devidas providências, para atender à demanda no município. Posteriormente serão instalados outros pontos de coleta em outros pontos da cidade.
Em uma segunda etapa, deverão ser coletados outros artigos, numa parceria com a Coordenadoria de Meio Ambiente, com a denominada ‘Linha Branca’, que inclui geladeiras e outros eletroeletrônicos.
Fonte: Codecom
Sou professora de uma escola da rede privada de Campina e gostaria de mais informações sobre a campanha recicla Campina 2015, pois estamos com um projeto sobre lixo e reciclagem na nossa escola e minha turma escolheu o tema e-lixo. Gostaria de saber como a campanha está sendo realizada e se vocês vão as escolas? ou se podem ajudar de alguma forma com o nosso projeto?
Atenciosamente. Rachel Danielle Rodrigues