A abertura d’O Maior São João do Mundo só acontecerá no dia 5 de junho, mas o forró em Campina Grande já começa neste final de semana, com a audição dos trios de forró que vão participar da programação do evento. Trata-se da segunda etapa do processo de seleção, promovido pela Coordenadoria de Turismo, para escolher os 20 melhores trios de forró da cidade. A audição acontecerá neste sábado e domingo, dias 25 e 26, das 9h às 22h, no Teatro Paulo Pontes.
Setenta trios se inscreveram para participar da disputa que, além de escolher os 20 melhores, vai premiar os três primeiros colocados. O resultado da audição será divulgado no dia 30 de abril e a final acontecerá no dia 02 de maio.
O corpo de jurados para a etapa de audição será composto por cinco integrantes, dentre músicos, produtores musicais, professores de canto e pessoas ligadas à arte e à cultura em geral. Os inscritos deverão se apresentar no local da seleção, impreterivelmente, 30 minutos antes da apresentação, caso contrário serão desclassificados.
Durante a audição, serão observados os seguintes critérios: apresentação musical; presença de palco e interação com a plateia; afinação e ritmo; originalidade; e caracterização (padronização). Cada item avaliado terá uma nota de zero a dez de cada jurado, com sua média aritmética como total. A nota definitiva do candidato será a soma de cada nota total dos jurados. Em caso de empate, a plateia presente se encarregará de decidir qual será o trio vencedor, sendo que o voto da plateia vale cinco pontos.
Cada trio irá concorrer com uma única música (de autoria própria ou não) e terá um mínimo três e no máximo cinco minutos para apresentação. Para participar da seleção, os interessados devem se responsabilizar, junto aos órgãos competentes, pelas providências necessárias à liberação dos direitos autorais da música apresentada durante o processo de disputa.
Os trios de forró são imprescindíveis na programação d’O Maior São João do Mundo. Eles garantem a animação diária nas palhoças instaladas no Parque do Povo, assim como no Sítio São João, Vila do Artesão e em vários outros pontos da cidade onde aconteçam apresentações juninas. Durante os 30 dias de festa, eles também são requisitados para apresentações no comércio, como forma de integrar a cidade ao clima junino.
A seleção tem como objetivo incentivar, aprimorar e desenvolver a cultura musical; revelar talentos e valorizar artistas, dessa forma contribuindo para melhorar a qualidade das atrações que se apresentarão nas palhoças instaladas no Parque do Povo.
Fonte: Codecom