Unir esforços para melhorar a qualidade do ensino de ciências e de matemática na Rede Municipal de Educação de Campina Grande. Este foi o ponto de partida para a criação do Programa de Apoio à Formação (PROAFE), ação desenvolvida de forma integrada pelas secretarias de Educação e de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura Municipal, em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A iniciativa começou a funcionar dia 28 de abril e vai atender ao todo 660 estudantes de oito escolas municipais de Campina Grande.
Participam turmas do 6º e do 9º ano do ensino fundamental, com atividades sempre às terças, quartas e quintas no Museu Vivo da Ciência e Tecnologia, localizado nas proximidades do Parque Evaldo Cruz e do Terminal de Integração.
A Secretaria de Educação garante o translado dos estudantes por meio da frota de transporte escolar. Comm os alunos do 6º ano, são desenvolvidas atividades referentes às disciplinas de matemática e ciências naturais. Já as ações direcionadas aos estudantes do 9º ano estão vinculadas às disciplinas de matemática, química e física.
Os conteúdos estão relacionados à grade curricular de cada fase de ensino e são trabalhados com atividades experimentais, aproximando o conhecimento de ciências ao cotidiano dos alunos. A equipe do PROAFE é composta por oito professores da Rede Municipal de Educação e por 20 bolsistas de extensão selecionados entre os estudantes dos cursos de licenciatura da UEPB. Os graduandos são supervisionados por quatro professores orientadores da universidade.
A parceria beneficia todos os entes envolvidos, garantindo acesso aos laboratórios para os alunos do município e oferecendo oportunidade de estágio para os educadores em processo de formação na UEPB. De acordo com a Secretária de Educação de Campina Grande, professora Iolanda Barbosa, o PROAFE surgiu a partir de uma demanda da Rede Municipal.
“O processo de ensino e aprendizagem no campo das ciências naturais precisa da garantia de acesso a atividades experimentais que estimulem os estudantes. Nossa meta é aperfeiçoar as práticas pedagógicas no âmbito da rede municipal, melhorando a qualidade do ensino”, informou Iolanda.
A iniciativa dinamizou o uso da estrutura oferecida pelo Museu Vivo da Ciência, de acordo com o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do município, Hercules Lafite.
“É algo inovador, que nunca havia acontecido antes em Campina. Com esse intercâmbio estamos dando oportunidade de acesso aos laboratórios para os alunos da rede municipal de forma contínua e pedagógica. Antes nossos laboratórios eram usados apenas para visitação e agora estão integrados com a rede municipal”, afirmou Lafite.
Escolas
Na primeira etapa do PROAFE estão sendo atendidas as escolas municipais CEAI João Pereira de Assis, Henrique Guilhermino Barbosa, Lafayete Cavalcante, Lions Prata, Manoel da Costa Cirne, Maria das Vitórias, Padre Antonino e Roberto Simonsen.
O cronograma prevê atividades semanais no período de abril a junho de 2015 com estas oito escolas, mas a meta da Secretaria de Educação é ampliar o programa para atender outros educandários do município.
Fonte Codecom