Em parceria com o Sistema Nacional do Emprego (Sine-CG), a Associação Raízes da Cultura (Assorac) realizou durante a I Feira do Emprego de Campina Grande um trabalho atípico ao proposto durante os três dias de evento: a seleção de voluntários para a prática de atividades e cursos socioculturais e educativos.
Desde o inicio da Feira, na última terça-feira (05), a Associação recebeu cerca de 150 currículos de jovens e adultos que procuram emprego ou qualificação profissional, fato que surpreendeu o presidente da Associação Raízes da Cultura, Aziel Lima, e os idealizadores, uma vez que se tratava, de um projeto direcionado à introdução ao mercado remunerado e não voluntariado.
“Estou muito feliz e surpreso, pois, percebemos uma ótima oportunidade de unir o útil ao agradável, através de um trabalho voluntário. Os jovens que vieram procurar trabalho e qualificação aprendem, ensinam e ainda são introduzidos no mercado junto àqueles jovens das comunidades carentes”, ressaltou Aziel.
Os cursos de qualificação profissional oferecidos pela Assorac dentro das comunidades carentes da cidade e escolas do sistema público de ensino têm o intuito de promover a transformação social da juventude campinense. A I Feira do Emprego realizada na pirâmide do Parque do Povo entre os dias 05 e 07 de maio superou as expectativas dos organizadores do evento e da própria entidade.
Os cursos são realizados através do trabalho voluntário que qualifica os participantes e engloba diversas áreas de atuação cultural, social e econômica, a exemplo do profissionalizante de beleza e estética em geral. Posterior à qualificação, os voluntários junto à comunidade contemplada com os cursos, são encaminhados ao mercado de trabalho remunerado, através do Sine municipal.
Fonte: Codecom