Cerca de 300 alunos do programa Projovem Urbano vão colar grau na próxima terça-feira, 12, em solenidade marcada para as 19h, no Teatro Municipal Severino Cabral, no centro de Campina Grande.Atualmente, o Projovem é um dos programas que mais beneficia pessoas com idade entre 18 e 29 anos a conseguir um trabalho.
O programa objetiva elevar a escolaridade dos jovens dessa faixa etária que saibam ler e escrever, mas que não tenham concluído o ensino fundamental.Para tanto, o Projovem Urbano proporciona a conclusão desta etapa por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), integrada à qualificação profissional e o desenvolvimento de ações comunitárias com exercício da cidadania, na forma de curso.
A coordenadora do Projovem Urbano, professora Ana Lúcia, informa que, “já temos concluintes inseridos no mercado de trabalho, que receberam promoções e que vão dar prosseguimento aos estudos”.Estão colocando grau alunos das Escolas Municipais Cícero Correia, Dr. Chateaubriand, Anis Timani, Willians Arruda, Padre Emídio Viana e Anísio Teixeira.
É de responsabilidade do Governo Federal, através do FNDE (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação), apoiar técnica e financeiramente Estados, municípios e o Distrito Federal para a oferta e o desenvolvimento de cursos do Projovem Urbano, bem como conceder auxilio financeiro mensal aos jovens atendidos, durante os 18 meses de desenvolvimento do curso, no valor de R$ 100,00, condicionado a 75% de presença deste jovem nas atividades presenciais e a entrega de trabalhos pedagógicos.O auxílio é depositado pelo Governo Federal na conta do jovem. A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação, é responsável pelo pagamento do professor, pela merenda e o espaço físico da escola.
Fonte: Codecom