Concurso de redação promove conscientização em 14 escolas contra trabalho infantil

    152
    0
    SHARE

    Uma parceria entre a Secretaria de Educação da Prefeitura de Campina Grande e o Ministério Público do Trabalho (MPT) está promovendo um concurso de redação em 14 escolas da rede municipal com o objetivo de estimular a discussão sobre o tema “Combate ao Trabalho Infantil”. Os três primeiros colocados receberão prêmios durante a programação do Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil, em 12 de junho.

    Podem participar do concurso os estudantes do 2º ciclo do ensino fundamental, matriculados em uma das 14 escolas atendidas pelo projeto “MPT na Escola”, desenvolvido desde 2013 na Rede Municipal de Campina Grande. Cada escola poderá inscrever no máximo três trabalhos para concorrer. O prazo para inscrição termina em 29 de maio.

    O estudante autor do melhor texto será premiado com um notebook. Já o segundo colocado receberá um tablet, enquanto o prêmio para o aluno que ocupar a terceira posição será uma câmera fotográfica. A entrega da premiação será feita pela Secretária de Educação, Iolanda Barbosa, e pelo Procurador do Trabalho, Marcos Antônio Almeida, durante a programação do Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil, no dia 12 de junho no Parque da Criança.

    O Programa MPT na Escola atende atualmente 14 escolas municipais, são elas: CEAI João Pereira de Assis, Anísio Teixeira, Petrônio Figueiredo, Gerivaldo Luna de Oliveira, Lúcia de Fátima Gayoso, Mariinha Borborema, Santo Afonso, João Francisco da Mota, Joana de Angelis, Cícero Correia de Menezes, São Clemente, Maria das Vitórias, Mauro Luna e Manuel Sabino de Farias. Outras seis escolas serão incluídas no programa em 2015.

    SELEÇÃO

    A seleção dos trabalhos acontecerá em duas etapas. A primeira será feita pelas escolas, onde cada unidade deverá pré-selecionar três trabalhos e inscrevê-los no concurso até 29 de maio. Na segunda etapa, os trabalhos serão avaliados por uma Comissão Julgadora formada por três representantes da Secretaria de Educação, que ficará responsável por atribuir notas aos trabalhos.

    PROGRAMA

    O Programa “MPT na Escola” é desenvolvido durante todo o ano letivo, com a inclusão da temática nas atividades em sala de aula. São promovidas palestras com a participação do procurador do trabalho e a distribuição de material pedagógico sobre o tema, a exemplo de cartilhas, gibis e cartazes. Em todo o fardamento da rede municipal é apresentada a mensagem “Trabalho infantil? Tô fora, tô na escola!”.

    “O objetivo é oportunizar reflexões e ações de combate ao trabalho infantil e a defesa dos direitos humanos de criança e adolescentes, junto aos educadores, educandos e seus familiares. Com o concurso, socializamos os trabalhos desenvolvidos e promovemos a entrega do prêmio conquistado pelos alunos e educadores”, explicou a coordenadora do Programa MPT na Escola no âmbito da Seduc, professora Graça Lima.

    Fonte: Codecom

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here