Abraço: Trabalhadores da Saúde realizam ato de apoio ao Isea

    217
    0
    SHARE

    Isea_abracoA manhã do dia 15 de abril de 2014 ficará marcada na história Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea). Médicos, enfermeiros e demais trabalhadores que compõem a equipe técnica da maternidade pública de Campina Grande, escolheram a data para realizar um grande “abraço” ao prédio do estabelecimento público de saúde. O motivo da ação foi mostrar o apoio desses profissionais ao trabalho desenvolvido na maternidade. O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, e a secretária municipal de saúde, Lúcia Derks, participaram do ato. Houve também a presença de autoridades e profissionais da rede pública de saúde do município, além de populares que aderiram à manifestação de apoio à maternidade.

    O prefeito Romero Rodrigues disse que o Isea tem relevantes serviços prestados para Campina Grande e região, portanto, o “abraço” foi uma iniciativa que mostrou o apreço dos profissionais com o serviço de saúde. “A história e a importância do Isea devem ser sempre respeitadas. Aqui atuam pessoas que dedicam suas vidas à maternidade com muito profissionalismo e seriedade na assistência às gestantes, sejam de Campina Grande ou de qualquer outra cidade”, enfatizou.

    Em relação aos investimentos feitos no Isea, o prefeito salientou a implantação da primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI Materna), que começou a ser instalada na maternidade nesta semana. “Com o novo serviço, as gestantes e mães que dão à luz no Isea, e que precisam de internação em UTI, não vão mais precisar ser transferidas para outras maternidades da cidade. Dessa forma, vamos conseguir dar uma resposta mais ágil ao atendimento das parturientes, evitando riscos de infecção e, consequentemente, salvando vidas”, explicou.

    Isea_Abraco1Segundo Romero Rodrigues a maternidade vai receber, neste mês, um novo aparelho de ultrassonografia, especializado para exames em gestantes. “O equipamento ajudará a otimizar a demanda de atendimentos e também vai melhorar a qualidade do pré-natal, especialmente na gestação de alto risco. Além da parte estrutural, a intervenção mais importante que estamos fazendo no Isea é na humanização do atendimento”, assegurou.

    A atual gestão municipal também ampliou em 32 o número de leitos na maternidade. Isso foi possível com a criação, no ano passado, de mais uma enfermaria e da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, a primeira da Paraíba habilitada pelo Ministério da Saúde. Neste ano, o Banco de Leite Humano e o Centro de Parto Normal vão passar por obras de reforma e ampliação. Também em 2014, será construída uma UTI neonatal. Já a Casa da Gestante, que atualmente funciona numa residência alugada, a poucos metros da maternidade, irá ganhar sede própria dentro do complexo do Isea.

    O Abraço – A ideia do “abraço”, surgiu após a divulgação, na imprensa local, da investigação, por parte do Ministério Público, sobre o aumento no número de óbitos neonatais, ocorridos no Isea, nos três primeiros meses deste ano. Foram registrados onze casos a mais em relação ao mesmo período de 2013. O fato ganhou repercussão nas redes sociais e um grupo de profissionais de saúde, que trabalha na maternidade, se organizou e decidiu promover a ação.

    A idealizadora da mobilização, a obstetra e diretora técnica da maternidade, Lúcia Ribeiro, disse que o objetivo foi chamar a atenção da população para a dinâmica de funcionamento do Isea, que é referência em gestação de alto risco para mais de cem municípios paraibanos. “É um movimento liderado pelos médicos para chamar a atenção para as estatísticas positivas do Isea. Para se ter uma ideia, nos três primeiros meses do ano, foram realizados cerca de 1.400 partos, com apenas 3% de óbitos fetais e neonatais notificados no período”, disse.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here