Um dia marcado por ações exitosas nas áreas de cidadania, saúde e lazer. Esse foi o resumo da 23ª edição da Ação Global, realizada no último sábado, 21, em Campina Grande. Promovida pela Rede Globo e pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) em parceria com a Prefeitura de Campina Grande, a Ação Global contou com a participação dos alunos da rede municipal de ensino, que contribuíram com a programação realizando apresentações culturais durante a manhã.
A primeira apresentação de dança foi realizada pelos alunos da Escola Municipal Padre Antonino. Estudantes de diversas escolas também se revezaram, na apresentação de rodas de capoeira, demonstrando lições que aprendem por meio do Projeto Capoeira nas Escolas, desenvolvidos nas escolas da rede municipal de ensino.
Os profissionais da Secretaria de Educação do Município (Seduc), também apresentaram sua contribuição para o projeto, considerado o maior mutirão de prestação de serviços de cidadania e saúde oferecidos de forma gratuita para a população.
Nos turnos da manhã e tarde as crianças que visitaram o Sesi Catolé (antigo BNB Clube), com a família, tiveram a oportunidade de participar do projeto Descobridores de Histórias: Brincando e Aprendendo com as leis Nº 10.639 e 11.645.
Nesse caso, através de mini oficinas e atividades lúdicas, as crianças conheceram aspectos importantes das culturas indígena e afro-brasileira, temas importantes para a história da sociedade brasileira que, segundo as duas leis, devem constar nos currículos dos ensinos Fundamental e Médio.
Além das ações da Seduc e de brinquedos infláveis, que foram montados no local, outras atividades foram especialmente preparadas para as crianças, como o projeto Samu na Escola e o uso de jogos educativos para conscientização sobre a melhor forma de prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Fonte: Codecom