Brasil conta com 81 bancos comunitários

    336
    0
    SHARE

    O País já conta com 81 Bancos Comunitários de Desenvolvimento (BCDs), criados para fomentar a economia de comunidades carentes. O interesse pelos BCDs, que têm o apoio da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), é maior em comunidades rurais, em favelas e bairros de periferia das grandes cidades, além de territórios isolados, como os da região amazônica e áreas quilombolas. O mais recente deles foi instalado há duas semanas em Esmeraldas, município da região metropolitana de Belo Horizonte (MG).

    Como instituições de fomento, os BCDs operam com fundo de crédito solidário, moeda social, apoio a feiras de produtores e como correspondentes bancários de instituições públicas federais. “A iniciativa permite melhorar a vida das pessoas que moram na comunidade atendida, pois amplia as possibilidades de trabalho, renda e profissionais, aquecendo a economia local e proporcionando o desenvolvimento da região”, explica a chefe da Sessão da Economia Solidária da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego em Minas Gerais, Fabíola Castro.

    Os recursos totais movimentados pelos BCDs já superam R$ 21 milhões, com o benefício de que esses recursos permanecem dentro dos limites das comunidades locais.

    Gov.br

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here