O percentual de mulheres que estão ampliando o espaço no mercado empresarial é crescente. Pesquisa recente do Sebrae revela que elas estão à frente das principais atividades entre os microempreendedores individuais e já representam 46% dos empresários deste segmento. Na Paraíba, o cenário não é diferente. Dados da Receita Federal revelam que, atualmente, dos 36.924 empreendedores individuais do Estado, 16.679, o que equivale a 46,4%, são mulheres. Em fevereiro de 2012, o número de microempreendimentos chefiados por mulheres era de 10,3 mil, o que representa um crescimento de mais de 30% em um ano.
De acordo com a pesquisa Perfil do Microempreendedor Individual 2012, entre as dez maiores atividades do EI, as mulheres lideram “Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza” (97%), “Cabeleireiros” (77%), “Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar” (77%) e “comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios” (75%).
No Estado, as empreendedoras paraibanas são maioria nas seguintes atividades: “Confecção, sob medida, de peças do vestuário, exceto roupas íntimas” (91%), “Fabricação de bijuterias e artefatos semelhantes” (85%), “Cabeleireiros”(79%), “Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios” (73%) e “Fabricação de produtos diversos não especificados anteriormente” (73%)
A gestora estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, Maria José Menezes, destacou que as mulheres têm características distintas dos homens quando o assunto é empreendedorismo. “Elas estão buscando cada vez mais espaços com potencial de sucesso, em que já são percebidas as demandas e a necessidade do serviço. São focadas e perseverantes, o que contribui para o resultado dos empreendimentos”, destacou.
Maria José acrescentou que a Paraíba tem se destacado nacionalmente na esfera do empreendedorismo feminino. “Das nove edições do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, as paraibanas já ganharam dois troféus ouro, quatro prata e três bronze na etapa nacional. Estamos torcendo para que as histórias vencedoras da etapa estadual, que serão conhecidas no dia 5 de fevereiro, participem mais uma vez da etapa nacional”, disse a gestora do Prêmio. Nesta edição da premiação, a novidade é a participação das empreendedoras individuais.
Em relação à participação feminina nas micro e pequenas empresas, não há pesquisas que quantifiquem o número de empreendedoras no Estado, porém pesquisadores acreditam que dados sejam semelhantes aos nacionais. “O estudo mais recente é a pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), que revelou que, em 2009, 49,3% de todos os empreendedores do Brasil eram mulheres. Em 2002, elas representavam apenas 29% dos empreendedores do país”, explicou Maria José.
Esta edição do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios contou com 70 histórias de empreendedorismo feminino de várias regiões do Estado nas categorias “Pequenos Negócios”, “Negócios Coletivos” e “Empreendedora Individual”. O evento, com a revelação das vencedoras, será realizado no próximo dia 5 de fevereiro, no Solar da Água, na praia do Jacaré, em Cabedelo, a partir das 16h30.
Maria José explicou que a premiação objetiva valorizar e reconhecer as trajetórias de vida de mulheres paraibanas que, com visão e perseverança, transformaram o sonho de ter seu próprio negócio em modelo de empreendedorismo feminino. Ela informou que no dia 8 de março serão conhecidas as vencedoras nacionais do Prêmio. Na mesma data serão abertas as inscrições para a próxima edição da premiação.
As primeiras colocadas em cada categoria – Pequeno Negócio, Negócio Coletivo e Empreendedora Individual – irão concorrer com as vencedoras de outros estados na etapa regional, podendo ser indicadas para a final nacional. As empresárias premiadas na etapa estadual recebem troféu, certificado e um selo de reconhecimento, além de um curso oferecido pela instituição e 16 horas técnicas de consultoria.
Sebrae