O segundo dia de programação do I Seminário de Educação Integral de Campina Grande foi marcado pelo intercâmbio de experiências promovidas na Rede Municipal de Educação. Durante a tarde desta terça-feira, 05 de maio, foram apresentados e discutidos os resultados obtidos pelas Escolas Municipais Leonardo Vitorino e Maria Salomé, as duas primeiras do município a adotarem o projeto Educação pela Cultura, parceria da Secretaria Municipal de Educação com o Instituto Alpargatas.
Os relatos de experiências foram apresentados no Centro de formação de professores, no bairro das Malvinas. O seminário termina nesta quarta-feira, 06 de maio, com uma programação simultânea nas 14 escolas da Rede Municipal integradas atualmente com o modelo de educação em tempo integral através dos projetos desenvolvidos em parceria com o Instituto Alpargatas: Educação pela Cultura, Educação pelo Esporte e Circuito de Educação. Educadores de toda a rede participam dos encontros nas 14 escolas.
As experiências e desafios enfrentados pelas duas escolas foram demonstrados para uma plateia formada por professores e gestores de toda a Rede Municipal de Educação de Campina Grande, com o objetivo de difundir as práticas para outros educandários. Educadores de outros cinco municípios do estado também participaram, com representantes de Alagoa Nova, Bananeiras, Guarabira, Ingá, Mogeiro e Serra Redonda. Gestores escolares de municípios pernambucanos também estiveram presentes.
O gestor da Escola Municipal Leonardo Vitorino, Eraldo Ataíde, localizada no bairro do Pedregal, destacou o modelo de gestão democrática exercido na unidade, bem como os resultados positivos na Provinha Brasil e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). “Nosso esforço é para oferecer educação de qualidade para crianças de uma área de risco social e esse trabalho vem dando resultado, por isso temos de continuar e melhorar ainda mais”, destacou. A Escola está instalada no bairro do Pedregal.
Durante o encontro foram realizadas apresentações culturais com coral de estudantes e flauta, além da ciranda, coco de roda e capoeira, com a valorização da cultura afro-brasileira, marca do Programa Educação Pela Cultura.
Já a gestora Luciene Raposo, da Escola Municipal Maria Salomé, localizada no distrito de São José da Mata, enfatizou os resultados das ações desenvolvidas na pesquisa sobre aspectos da cultura afro-brasileira e indígena, a exemplo da culinária, literatura, danças e costumes. “Este seminário é o momento oportuno onde a gente discute a educação integral, fazendo nossos questionamentos e discutindo nossos desafios”, avaliou.
Para a coordenadora do Seminário, Socorro Arruda, o evento proporciona a troca de experiências necessárias para a difusão do modelo de educação integral. “São realidades distintas e dentro dessa diversidade estamos buscando contribuir com a educação integral do nosso município”, argumentou. O seminário é realizado através da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Instituto Alpargatas.
Fonte: Codecom