Fundação Casa de José Américo comemora 30 anos

    183
    0
    SHARE

    O Governo do Estado comemora no próximo dia 18, às 19 horas, os 30 (trinta) anos de existência da Fundação Casa de José Américo, órgão vinculado a Secretaria de Estado da Cultura. O evento acontece na própria Fundação, na praia do Cabo Branco, e será revestido com uma rica programação cultural que prevê música, lançamentos literários, exposições e homenagens as mais diversas.

    REFORMA – O Governador Ricardo Coutinho assinará, na ocasião, a ordem de serviço para inicio da reforma física do órgão, com investimentos aproximados de R$ 600 mil reais. O serviços consistem a substituição de todo o piso externo da FCJA, agora com material próprio para acessibilidade, novo auditório e alterações no mausoleu onde repousam os restos mortais do Ministro José Américo e de sua esposa Alice.

    LITERATURA – O evento prevê relançamentos de autores como Donato Henrique, Edna Paiva, Fernando Cunha Lima, Francisco Carneiro Júnior, Francisco de Assis Vilar, Nadigila Camilo, Gil Messias, GG Carsan, Hildeberto Barbosa Filho, Itapuan Botto Targino, João Bezerra da Nóbrega, José Bezerra, Liane Paiva Rocha, Magna Coeli, Mariana Chaves, Pedro Tadeu, Renilde Alves.

    HOMENAGENS – Serão homenageados com Diploma do Mérito José Américo, Diploma de Benemérito e Medalha José Américo, nomes como Antonio Davi, Flora Agra, Janete Rodriguez, João Lobo Maia, Maria do Socorro Aragão, Milton Dornellas, Neide Medeiros Santos, Pedro Osmar Gomes Coutinho, Unhandeijara Lisboa, Vera Lúcia Medeiros, Aracilba Rocha, Euller Chaves, Ricardo Barbosa e João Azevedo Lins Filho.

    MÚSICA – Durante o evento haverá apresentação do coral jovem da ESCOLA ESPECIAL DE MÚSICA JUAREZ JONSON, bem como do repentista Oliveira de Panelas.

    30 ANOS – A Fundação Casa de José Américo teve sua instalação oficial em 10 de janeiro de 1982, época em que Tarcisio de Miranda Burity era o Governador do Estado. Em 30 anos de existência, a Fundação notabilizou-se por atividades museologicas, editoriais, eventos, arquivos, biblioteca e projetos os mais diversos.

    Com um vasto curriculo de publicações próprias, foi responsável pelo projeto do Catálogo do Artesanato Paraibano, Mapeamento Cultural, Bibliografia paraibana de Folclore e Literatura Popular, entre outros títulos.

    Atuou na área arqueológica e paleontológica, além de restauração de patrimônio histórico, tal como o projeto de restauração do Sítio Histórico de Acauã.

    Na área de Arquivos tem sob sua responsabilidade o ARQUIVO DOS GOVERNADORES E PERSONALIDADES PARAIBANAS, com mais de um milhão de documentos onde destacam-se os arquivos dos Governadores Tarcisio Burity, Milton Cabral, Ronaldo Cunha Lima, José Américo de Almeida, Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Mello, Ivan Bichara Sobreira, Ernanai Sátyro e personalidades como Ascendino Leite, Lauro Pires Xavier, Juarez da Gama Batista, José Targino, José Maranhão, Virginius da Gama e Melo, entre outros. Os arquivos dos governadores Cássio Cunha Lima e de Ricardo Coutinho.

    SISTEMA ESTADUAL DE ARQUIVOS – Durante todo o ano de 2011 a FCJA manteve encontros e reencontros com representantes de quase cem órgãos públicos e alguns privados visando estudos para efetivação da sistemática para instalação de um SISTEMA ESTADUAL DE ARQUIVOS no Estado da Paraíba. O documento, já finalizado, será encaminhado ao Governador Ricardo Coutinho pelo Secretário de Estado da Cultura, Chico César.

    Nos últimos tempos tornou-se referência no apoio aos autores paraibanos que encontram, na Fundação, todo o apoio logístico e o espaço necessário e apropriado para a realização de lançamentos literários.

    O Museu da Fundação é um dos mais completos e bem estruturados da esfera estadual, contendo movéis, objetos pessoais e utensilios originais do seu Patrono, o Ministro José Américo de Almeida.

    Em termos de biblioteca, a FCJA tem dois importantes acervos. Um está ligado a biblioteca particular que pertenceu ao Ministro José Américo de Almeida e a outra é a biblioteca da própria Fundação, intitulada Durmeval Trigueiro Mendes.

    Para o Presidente da FCJA, Flávio Sátiro Fernandes Filho, o órgão tem cumprido fielmente o seu papel, sempre com atividades culturais as mais diversas e atingindo um público variado e cada vez maior. O raio e campo de ação do órgão é, a cada dia, acrescido de novas facetas e novas inspirações, fazendo com que, realmente, a FUNDAÇÃO CASA DE JOSÉ AMÉRICO resista ao tempo de forma cada vez mais forte, autêntica e dinâmica.

    O evento do dia 18 é aberto ao público e estão todos convidados.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here