Mais de 11 mil foram vacinados no “Dia D” da campanha contra a gripe

    189
    0
    SHARE

    vacinaO “Dia D” da campanha de vacinação contra a gripe em Campina Grande contou com a adesão popular. Só neste sábado, dia 26, 11.327 pessoas foram imunizadas no município. A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande instalou quatro postos volantes e disponibilizou as doses da vacina em todas as 80 Unidades Básicas de Saúde (UBS).

    A abertura da mobilização foi às 8h na Praça da Bandeira, com a apresentação da Banda de Pífanos do Centro Municipal de Convivência do Idoso. Também foram montados postos volantes na Feira da Prata, na Sociedade de Amigos de Bairro (SAB) do Catolé e na Praça Joana Darc, no bairro de José Pinheiro. A mobilização aconteceu durante todo o dia, com encerramento às 17h.

    “Estamos juntos num esforço concentrado para atender à população e esclarecer sobre a importância da vacinação, que reduz as complicações causadas pela gripe e diminui risco de morte para os grupos mais vulneráveis à doença”, explica a diretora de Vigilância em Saúde do Município, Eliete Nunes.

    Estão sendo imunizados idosos com idade a partir de 60 anos, crianças, grávidas, mulheres com parto recente (até 45 dias) e portadores de doenças crônicas. A novidade este ano é a ampliação da faixa etária infantil, com a aplicação de doses em crianças com idade entre seis meses a cinco anos. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe: A/H1N1, A/H3N2 e influenza B.

    A aposentada Socorro Ribeiro, de 61 anos, recebeu a vacina pela segunda vez e destacou a importância da vacinação. “Esse é o segundo ano que venho me vacinar e acho muito importante. Tem gente que tem medo, mas é preciso deixar isso de lá e pensar na nossa saúde”, afirmou.

    Quem não conseguiu receber a dose durante o “Dia D” da vacinação poderá procurar o serviço nos postos de saúde até o próximo dia 9 de maio, data prevista para o encerramento da campanha. A meta este ano é vacinar cerca de 70 mil pessoas em Campina Grande, mas estão sendo disponibilizadas cerca de 88 mil doses para garantir o atendimento à população. As doses são encaminhadas pelo Ministério da Saúde.

    Tem direito à vacinação pacientes com diabetes, imunodepressão e doenças crônicas (cardíacas, respiratórias, renais, hepáticas e neurológicas), além de transplantados. Portadores de síndromes como Down e Wakany também são beneficiados.

    As pessoas com doenças crônicas devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here