A campanha salarial 2012/2013 dos trabalhadores do comércio de Campina Grande já está deflagrada oficialmente. O sindicato representante da categoria encaminhou à entidade patronal a pauta de reivindicações. Está sendo solicitado um reajuste salarial para os comerciários de cerca de 17%, o que elevará o piso atual de R$ 640 para R$ 750.
Para quem recebe remuneração superior ao piso da categoria, o sindicato está solicitando a reposição dos índices da inflação e da média do Produto Interno Bruto (PIB) dos últimos 12 meses. Segundo o presidente do sindicato, José do Nascimento Coelho, ao todo são cerca de 50 cláusulas. Ele disse que aguarda posicionamento do sindicato patronal, que deverá encaminhar ainda esta semana, a sua contraproposta para discussão com os trabalhadores.
José do Nascimento Coelho informou que o percentual solicitado ainda não o ideal, entretanto, garante as perdas salariais do período. “Esperamos que os empresários do ramo do comércio aprovem o percentual apresentado pelo nosso sindicato”, ressalta Coelho.
O novo piso entra em vigor em 1o de novembro do corrente ano, data base da categoria. Além das cláusulas econômicas, constam na pauta várias outras sociais, entre elas a que garante estabilidade a gestante a partir da gravidez da mesma até 180 dias após o parto, e o aviso prévio de 60 dias para todos o trabalhadores.