A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande informa que está finalizando o processo para contratação dos médicos aprovados no Programa de Provisão de Médicos do Ministério da Saúde. Até o dia 20 deste mês, todos os médicos selecionados serão encaminhados para nove das as 17 Equipes de Saúde da Família que estão, temporariamente, sem este profissional. As outras oito equipes que estão na mesma situação deverão receber médicos até o final do mês de março.
A Secretaria de Saúde esclarece ainda que este período de carência está previsto no Cronograma de Eventos do edital do próprio Ministério da Saúde para seleção de médicos. Até o mês de janeiro deste ano, todas as 101 Equipes de Saúde da Família contavam com médicos. No entanto, devido ao período de início das atividades dos cursos de residências médicas em todo o País, alguns destes profissionais pediram desligamento da Estratégia de Saúde da Família em Campina Grande.
Por fim, a Secretaria Municipal de Saúde assegura que, até a conclusão do processo de contratação dos profissionais para as unidades de saúde, os usuários destas UBS que necessitam de atendimento médico estão sendo encaminhados para outros serviços, caso necessário.
Fonte: Codecom