A Secretaria de Saúde de Campina Grande realizou quase meio milhão de procedimentos oftalmológicos na cidade do ano de 2015, entre consultas, exames, tratamento e cirurgias.
Foram exatamente 495.656 de atendimentos.
Somente de consultas foram quase 100 mil. Grande parte dos pacientes apresenta glaucoma ou catarata, mas o Serviço Único de Saúde oferece outros serviços, como correção de estrabismo, por exemplo, e até transplante de córnea.
O Gerente de Atenção Básica à Saúde da Secretaria Municipal, Miguel Dantas, explicou que quatro unidades conveniadas com o SUS recebem recursos para realizar os procedimentos.
“O paciente precisa se dirigir à Unidade Básica de Saúde e de lá é encaminhado para realizar uma consulta especializada em um destas clínicas particulares credenciadas”. O Hospital Municipal Doutor Edgley Maciel também realiza consultas e exames simples.
O município atende pacientes de mais 170 cidades que pactuam recursos com Campina Grande.
“O serviço está sendo expandido e da primeira consulta até a realização das operações nos casos necessários estamos levando pouco tempo, poucos meses, então vale à pena a pessoa com problemas de visão procurar uma UBS porque ela terá acesso a todos os serviços necessários para tratar este problema”, frisou Miguel.
Fonte: Codecom