Conversa com a Presidenta – “Obras do São Francisco avançam para garantir segurança hídrica ao NE”
Brasília – A presidente Dilma Rousseff responde ao estudante sergipano Giordano Frederico sobre o andamento das obras do Projeto de Integração do São Francisco em sua coluna semanal, Conversa com a Presidenta publicada nesta terça-feira (2/10).
Giordano Frederico da Cunha Bispo, 24 anos, estudante de Itabaiana (SE) – Estou sentindo falta das notícias sobre as obras do PAC. Como estão as obras da transposição? Pararam? Estão em licitação?
Presidenta Dilma – Giordano, o Projeto de Integração do Rio São Francisco está em obras em nove dos 16 lotes, com mais de 4 mil trabalhadores, número que deve subir para 6 mil em breve. Eles estão construindo túneis, canais, aquedutos e barragens, com mais de 1,2 mil equipamentos em operação. Já há um lote concluído, o do canal de aproximação do Eixo Norte, feito pelo Exército, e o Ministério da Integração Nacional já autorizou o início das obras do Lote 5, em Jati, no Ceará. Os cinco lotes restantes, que foram paralisados, serão relicitados ainda neste ano.
Todo o empreendimento está orçado em R$ 8,2 bilhões, com previsão de conclusão em 2015. O projeto também contempla quase R$ 1 bilhão para 38 ações socioambientais, como pesquisas arqueológicas e monitoramento da fauna e da flora. O Projeto de Integração do Rio São Francisco é uma obra estratégica do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que levará água para 12 milhões de pessoas em 390 municípios de quatro estados do Nordeste: Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. É hoje a maior obra de infraestrutura hídrica para usos múltiplos executada diretamente pelo governo federal. Continue acompanhando o andamento das obras por meio do site //www.mi.gov.br .
Fonte: www.integracao.gov.br