A nova vacina tetraviral disponibilizada pelo Ministério da Saúde, que inclui a proteção contra a varicela (catapora), está disponível nos seis Centros de Saúde de Campina Grande e no Serviço Municipal de Saúde no Bairro da Prata. Antes, a imunização era ofertada apenas nos consultórios particulares, mas a partir desse mês passou a ser oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS), exclusivamente para crianças de quinze meses de idade que já tenham recebido a primeira dose da vacina tríplice viral.
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Eliete Nunes, a vacina também foi incluída no Calendário Nacional de Vacinação, ampliando para 25 o número de vacinas disponibilizadas na rede pública de saúde. Segundo ela, a meta é imunizar, somente em setembro, 630 crianças do município. “Agora vamos ter, em uma única dose, a possibilidade de proteger as crianças de quatro tipos de doenças, por isso é importante que os pais e responsáveis façam a atualização da caderneta de vacinas”, alertou.
Segundo o Ministério da Saúde, cerca 11 mil pessoas são infectadas por catapora todos os anos no Brasil. A vacina tem 97% de eficácia e raramente causa reações alérgicas. O objetivo da imunização é evitar complicações, casos graves com internação e possível óbito, além da prevenção, controle e eliminação das doenças sarampo, caxumba e rubéola.