Legislativos discutem a autonomia da UEPB

    196
    0
    SHARE

    A Câmara Municipal de Campina Grande realizou nesta quinta-feira, 22 de março,  Sessão Especial conjunta com a Assembleia Legislativa, onde foi tratada a autonomia financeira da Universidade Estadual da Paraíba.

    O vereador Antonio Pereira foi o autor da sessão pelo Legislativo campinense e a deputada Daniella Ribeiro pelo Legislativo paraibano.

    Participaram dos debates a reitora da instituição, Marlene Alves; o secretário de Finanças do município de Campina Grande, Rossandro Agra; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior, Severino do Ramo; o presidente da ADUEPB, José Cristovão de Andrade; o diretor da UNE, Jardel Queiroz;  os deputados estaduais Guilherme Almeida Aníbal Marcolino e Janduir Carneiro .

    A sessão teve a participação de grande número de professores, funcionários, estudantes, sindicalistas e representantes de instituições estudantis e sociais que lotaram as galerias da Câmara Municipal. O vereador Antonio Pereira saudou os participantes fazendo um relato das atividades da UEPB desde sua fundação ainda como URNE para pelo processo de estadualização até chegar a sua autonomia financeira.

    Ele ressaltou que todos querem uma universidade livre e soberana o que só será possível respeitando a sua autonomia financeira. “ Queremos uma universidade que tenha o melhor ensino superior para o nordeste, para o Brasil, queremos superar as dificuldades da economia paraibana”, frisou Antonio Pereira. Acrescentou ainda, “nossa preocupação com a realização desta sessão é viabilizarmos uma solução para a queda de braço. Esperamos que a partir dessa discussão, possamos encontrar meios de sensibilizar os responsáveis, para que a UEPB possa voltar a ser autônoma e diligente na consecução das políticas públicas de educação, como sempre foi,” finalizou.

    A deputada Daniella Ribeiro também usou a tribuna para defender a autonomia da UEPB, ressaltando que os paraibanos defendem um ensino superior de qualidade. “Temos que encontrar uma solução para sensibilizar o governo do estado com relação aos repasses de verba para esta instituição de ensino”, disse.

    A reitora da UEPB, Marlene Alves ressaltou a importância da realização da sessão e disse que essa luta pertence a todos os poderes. “A instituição é um patrimônio dos paraibanos”. Disse que educação de se faz com qualidade e com investimento por isso a necessidade de se manter a autonomia da financeira da UEPB conforme está na Lei. Na oportunidade ela fez um relato de todas as ações que estão em andamento na UEPB destacando inclusive a criação de emprego com esses serviços e obras que estão em execução. Ainda usaram a tribuna os deputados estaduais, Guilherme Almeida e Aníbal Marcolino; o diretor da UNE, Jardel Queiroz; a presidente do DCE da UEPB, Viviane Miranda; o presidente da ADUEPB, José Cristovão Andrade; o presidente do SINTESP, Severino do Ramo, e vereadores.

    O presidente da Aduepb, professor José Cristoivão de Andrade, pronunciou o seguinte discurso no evento.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here