Prefeitura promove primeiro Encontro Tamojunto

    170
    0
    SHARE

    A Escola Municipal Roberto Simonsen, no bairro de São José, será palco neste sábado, 21, do I Encontro Tamojunto, evento que conta com o apoio da Prefeitura de Campina Grande, através do Selo UNICEF.

    O encontro objetiva efetivar e dar visibilidade ao Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), estimulando na cidade a atuação dos adolescentes nos espaços onde vivem e convivem para que sejam agentes de mudanças reais, em sua vida pessoal e comunitária.

    As atividades serão iniciadas às 8h, com acolhimento e cerimônia de abertura. Em seguida, a articuladora do Selo UNICEF, Iolanda Barbosa, ministra palestra abordando o tema “Selo UNICEF: eu e meu município crescendo juntos” e a “Proposta do Nuca”.

    O NUCA – Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Campina Grande tem por proposta estimular a criação das redes de adolescentes para o desenvolvimento e a participação, contribuindo para a formação de uma geração com maior leitura crítica do mundo, visão de futuro e compromisso com as mudanças necessárias para a promoção da cidadania. Além disso, o núcleo pretende contribuir para a mobilização social, a promoção dos direitos dos adolescentes e a redução das desigualdades que afetam de maneira mais severa alguns grupos, dependendo de sua idade, gênero, raça e etnia, lugar onde mora, renda e condição pessoal com deficiência.

    Durante o encontro, serão realizadas oficinas temáticas simultâneas nas áreas de teatro, literatura, grafite, música, dança,  capoeira e novas mídias.

    Às 11h está programamda a Voz dos Adolescentes – apresentação pública das oficinas temáticas.

    O ‘Selo UNICEF Município Aprovado’ é uma estratégia do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) realizada em parceria com os municípios do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira.

    Os municípios que se inscrevem no selo assumem o compromisso de elaborar um processo participativo, um diagnóstico da situação da população de zero a 17 anos e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam as meninas e os meninos.

    Com o intuito de incentivar os adolescentes para uma prática cidadã, Campina Grande está participando da Edição 2013-2016, que aborda o enfrentamento das desigualdades que afetam meninos e meninas e reafirma os princípios da proteção integral e dá prioridade absoluta para crianças e adolescentes nas políticas públicas.

    Fonte: Codecom

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here