Inicio Campina Grande Apenas 30% dos campinenses terão água na torneira a partir desta segunda

Apenas 30% dos campinenses terão água na torneira a partir desta segunda

159
0
SHARE

Foto: Ascom

Através de um comunicado, a Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa), deu detalhes do problema ocorrido na estação de tratamento de “Gravatá”, que leva água para Campina Grande e outras cidades.

Segundo a nota, vários equipamentos, entre eles transformadores, queimaram e precisam ser substituídos, mas o reparo total só deve ser concluído até sexta-feira (22).

De forma emergencial um transformador relocado da estação de bombeamento de Boqueirão para que a estação de Tratamento de Gravatá possa funcionar de forma provisória.

Com essa medida, a partir desta segunda-feira (18) haverá a distribuição da água para 30% da cidade, o que seguirá durante toda semana.

Na segunda também será divulgado o plano de contingenciamento, com o cronograma de atendimento, que deverá seguir até à próxima sexta-feira, 22 de março de 2019.

Foto: Ascom

Veja abaixo a íntegra da nota

O fato ocorrido na noite da última sexta-feira, na Estação de Tratamento de Gravatá, resultou em diversos danos às instalações elétricas, principalmente à subestação elétrica, com a avaria dos 4 transformadores. Os mesmos não apresentaram mais condições de funcionamento. Diante disso, adotaram-se as seguintes medidas:

  1. Diagnóstico do estado das instalações elétricas e os equipamentos;
  1. Aquisição dos equipamentos e materiais a serem utilizados na recuperação das instalações elétricas;
  1. Disponibilização de cerca de 40 técnicos da CAGEPA (Campina Grande e João Pessoa) para a montagem de toda a instalação danificada e a instalação dos equipamentos;
  2. Disponibilização de 1 transformador da estação elevatória de Boqueirão;
  1. Transporte de 2 transformadores (cada um com 10 toneladas), oriundo do Estado de Pernambuco.

Desde a madrugada da sexta-feira, as equipes da CAGEPA vêm atuando na montagem das novas instalações elétricas e equipamentos. A maior complexidade vem sendo com a montagem da subestação elétrica. A perspectiva era da conclusão da instalação de um deles até o término do domingo, 17 de março, mas não foi possível. A nova previsão de término da instalação do transformador é para o dia de amanhã, segunda-feira, 18 de março. Com a instalação de um transformador, o sistema de abastecimento volta a operar com 30% da vazão necessária.

Os outros 2 transformadores estão sendo deslocados para Campina Grande e a previsão de início da instalação é a partir da terça-feira.

Assim, no que se refere ao abastecimento do sistema, a previsão é de que inicie no dia de amanhã, segunda-feira, 18 de março, a distribuição da água com uma vazão de 30 % da vazão necessário. Para isso, ainda no dia de amanhã será divulgado o plano de contingenciamento, com o cronograma de atendimento, que deverá seguir até à próxima sexta-feira, 22 de março de 2019. A previsão de regularização do abastecimento é para o dia 22 de março de 2019.

Por fim, reafirmamos nosso compromisso de continuar trabalhando incessantemente na melhoria dos serviços prestados à população de Campina Grande e região.

Gerência Regional da Borborema.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here