O deputado federal Tiririca (PL – SP) foi reeleito para um quarto mandato na Câmara dos Deputados neste domingo. O parlamentar, que foi o quinto mais votado de São Paulo em 2018, com 453.855 eleitores, perdeu 382.101 votos, terminando a disputa com um total de 71.754. Ainda assim, o ex-palhaço conseguiu manter a cadeira para representar o estado em Brasília.
Tiririca, apelido utilizado por Francisco Everardo Silva, foi eleito pela primeira vez em 2010, quando ficou famoso por ter sido o parlamentar mais votado do país, com 1,3 milhão de eleitores. Na época, o total foi quase o dobro dos eleitores do segundo colocado, o ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho (União Brasil – RJ).
O antigo palhaço utilizava bordões como “Vote no Tiririca, pior do que tá não fica!” e “O que é que faz um deputado federal? Na realidade eu não sei, mas depois, eu te conto” para angariar votos. O que começou com tom de brincadeira rendeu o primeiro, do que agora serão ao menos quatro mandatos no Congresso Nacional.
No início do ano, o parlamentar chegou a cogitar desistir de concorrer novamente ao cargo, depois que a família Bolsonaro entrou no Partido Liberal e o número que utilizava na urna desde 2010, o 2222, passou a ser do filho do presidente. Em agosto, porém, ele decidiu disputar as eleições mesmo assim.
Fonte: Primeiras Notícias