Assembleia comemora o Dia Internacional da Mulher

    394
    0
    SHARE

    A emoção estampada no rosto das mulheres, provocada pela musicalidade do coral maestro Pedro Santos, marcou a sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, realizada na tarde desta quinta-feira (08.03), no plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba.

    O ponto alto do evento foi a palestra proferida pela professora e historiadora Glória Rabay, que discorreu sob o tema “80 Anos da Conquista Feminina do Direito ao Voto”. 

    Outra atração do evento foi a exibição de um vídeo sobre a presença da mulher no Parlamento Estadual, editado pela equipe do Departamento de Cultura  e Memorial do Poder Legislativo.  O vídeo faz uma viagem no tempo, desde Vani Braga, primeira mulher a ocupar uma cadeira no Legislativo Estadual, eleita em 1982, até a atual bancada feminina na Casa de Epitácio Pessoa, formada pela parlamentares Gilma Germano (PPS), Daniella Ribeiro (PP), Lea Toscano (PSB), Olenka Maranhão (PMDB), Francisca Mottra (PMDB) e  Eva Gouveia (PSD).

    A manutenção das conquistas e o avanço na luta pela conquista da igualdade de direitos foram os temas abordados durantes os discursos proferidos pelas deputadas Gilma Germano, Olenka Marnahão e Daniella Ribeiro. Elas também levaram à Tribuna da Casa a preocupação quanto ao crescente índice de violência contra a mulher.

    A deputada Gilma Germano, que preside a Comissão de Direitos da Mulher e da Igualdade de Oportunidades, falou da importância do Legislativo Estadual na luta da mulher, ao tempo que reafirmou o compromisso da Casa de Epitácio Pessoa de levar ações em favor do sexo feminino a todos os municípios paraibanos. “Vamos levar o nosso trabalhos aos municípios paraibanos, promovendo audiências públicas em todos os recantos do Estado”, afirmou.

    Daniela Ribeiro disse que o Poder Legislativo tem muito que comemorar quanto a ações promovidas em favor da luta feminina. Ela disse que o Parlamento avançou com a presença da mulher, além de aprovar uma série de leis dirigidas à mulher. “A bancada feminina tem consciência de seu papel no parlamento”, afrimou. 

    O deputado Branco Mendes (DEM) saldou as mulheres em nome dos homens que compõem a Casa de Epitácio Pessoa e da Mesa Diretora do Poder Legislativo. “Não poderia deixar de trazer o nosso parabéns as mulheres que, antes de tudo, são guerreiras. É motivo de alegria pra mim poder participar desta sessão especial, em que a Assembleia Legislativa presta homenagem à mulher”, declarou.

    Proposta pelas deputadas Gilma Germano (PPS) e Daniella Ribeiro (PP), sessão especial contou também com a presença de mulheres que atualmente ocupam posições de destaque no cenário social, cultural e político da Paraíba, a exemplo da jornalista Marcela Sitônio, presidente da Associação Paraibana de Imprensa (API) e da  Tenente Coronel, Socorro Uchoa, que, na ocasião, representou o comando da Polícia Militar, e da produtora cultural Cida Lôbo diretora da Divisão de Cultura da Assembleia Legislativa.

    A sessão contou ainda com a presença das ex-deputadas Iraê Lucena, atual Secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, que representou o governador Ricardo Coutinho; e Socorro Marques.

    Dia 8 de Março – Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica para reivindicar a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas no interior da fábrica e queimadas, onde, entretanto, se declarara um incêndio. Cerca de 130 mulheres morreram queimadas.

    Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres queimadas, comemorar o 8 de Março como “Dia Internacional da Mulher”.

    ALPB

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here