Cidade garante atendimento a bebês com microcefalia

    4
    0
    SHARE

    Compreendendo que o acesso à educação de qualidade é determinante para o futuro de toda criança, a Prefeitura Municipal de Campina Grande, através da Secretaria de Educação (Seduc), tem desenvolvido um trabalho pioneiro voltado para os bebês que nasceram com microcefalia ou outras deficiências associadas à Síndrome Congênita do Zika Vírus. Fruto das ações intersetoriais que a Prefeitura de Campina Grande desenvolve para garantir os direitos destas crianças, o trabalho da Seduc chamou a atenção do Ministério da Educação (MEC) e já se transformou em referência nacional.

    Atualmente, as creches do Sistema Municipal de Ensino contam com cinco crianças matriculadas em unidades com berçários, onde recebem toda a assistência necessária para desenvolver suas habilidades e dar os primeiros passos na vida escolar.

    De acordo com a secretária municipal de educação, Iolanda Barbosa, para que esse direito fosse efetivado, a Seduc investiu na capacitação e formação de todos os profissionais que acompanham o desenvolvimento dos bebês, inclusive dos cuidadores, cuja presença é assegurada a todos os alunos do Sistema Municipal cuja dependência para o desenvolvimento das atividades diárias seja comprovada.

    A secretária explicou, ainda, que os investimentos na Educação Especial, principalmente no que se refere ao atendimento de crianças com microcefalia, têm sido fundamentais para que se tenha a garantia de três fases na vida das crianças: o acesso, que ocorre no momento em que a criança é matriculada; a permanência, que envolve uma série de ações mediadas pelos cuidadores; e a progressão, que é a garantia de que as crianças vão permanecer na escola nos anos seguintes.

    “A política de educação especial avançou em face de uma série de decisões políticas voltadas no direito de aprender, que se efetiva na garantia do acesso, permanência, progressão e desenvolvimento dessas crianças”, finalizou a secretária de educação, Iolanda Barbosa.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here