Conselho de Saúde inicia reestruturação

    20
    0
    SHARE

    O Conselho Municipal de Saúde de Campina Grande (CMS/CG), órgão que atua fiscalizando e auxiliando as ações da Secretaria de Saúde, vai iniciar no mês de março o processo de renovação de seu corpo de integrantes, que a partir de agora será composto por 24 membros efetivos e 24 suplentes.

    O atual modelo de constituição do conselho foi questionado no Tribunal de Justiça da Paraíba, que determinou a mudança, fazendo com que a composição se dê de forma equilibrada.

    Com isso, serão escolhidos três representantes dos gestores da saúde (federal, estadual e municipal), três das unidades de saúde que prestam serviço ao município, seis trabalhadores da área e 12 membros de entidades que representam os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

    O processo de escolha dos representantes ocorrerá separadamente, tendo início pelos gestores e prestadores de serviço, no dia cinco de março.

    No dia seis serão escolhidos os representantes dos trabalhadores da saúde, e, no dia seguinte, as entidades representantes dos usuários do SUS.

    Todas as reuniões terão início às 14 horas, na sede do conselho, localizada na Secretaria de Saúde, que fica na avenida Assis Chateaubriand, bairro da Liberdade.

    Conforme destacou em entrevista à rádio Campina FM a diretora do Hospital Universitário, Berenice Ferreira (foto), as pessoas que irão representar qualquer uma das entidades precisarão apresentar documento que ateste a legitimidade da representação.

    Os representantes das entidades nas reuniões, destacou Berenice, não precisam ser necessariamente as pessoas que exercerão a função de conselheiros.

    Apenas em uma segunda fase, após a escolha das entidades que irão integrar o conselho, é que serão solicitados das mesmas os nomes que elas indicarão para o preenchimento das vagas de conselheiros.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here