Inicio Destaques Número de municípios da Paraíba na bandeira laranja sobe 527% em 12...

Número de municípios da Paraíba na bandeira laranja sobe 527% em 12 dias

26
0
SHARE

Número de municípios na bandeira laranja subiu de 22 para 138 no Plano Novo Normal — Foto: Reprodução/Governo da Paraíba

Os números da pandemia da Covid-19 pioraram na Paraíba e no 19º monitoramento feito pelo Governo do Estado, no Plano Novo Normal, divulgado neste sábado (20), o número de municípios paraibanos na bandeira laranja saltou de 22 para 138. É crescimento expressivo de 527% em relação à 18ª avaliação. No último relatório, apenas 10% dos municípios encontravam-se nesta bandeira, que hoje corresponde a 62% do estado.

Outras 6 cidades também pioraram os índices e estão agora na bandeira vermelha, que possui mais medidas restritivas por conta da doença. Até a análise anterior, a Paraíba não tinha cidades em bandeira vermelha.

As cidades incluídas na bandeira vermelha são São Mamede, Catingueira, Cacimbas, Cuité de Mamanguape, São José do Bonfim e Igaracy.

Dos 223 municípios, 78 estão na bandeira amarela, uma redução de 54% em relação à avaliação anterior.

Apenas um município da Paraíba, Baía da Traição, encontra-se na bandeira verde, que foi reduzida de 1% para 0,4% dos municípios paraibanos.

As bandeiras levam em conta indicadores como: percentual de novos casos, letalidade (óbitos), ocupação da rede hospitalar da região e percentual de isolamento social.

Eventos e aulas presenciais, por exemplo, só são recomendadas em municípios avaliados como bandeira verde.

“Diante desse agravamento, vamos reunir o Comitê Gestor da Saúde para avaliarmos medidas mais efetivas, para evitar que o caos se instale em nosso Estado como vem acontecendo em outros lugares”, disse agora há pouco, através de suas redes sociais, o governador João Azevêdo.

As recomendações específicas que os municípios em cada uma das bandeiras devem adotar estão no portal do Governo da Paraíba.

A Paraíba tem 211.282 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgadas neste sábado (20).

Fonte: Ascom

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here