Palestras e mesas redondas no Fórum das Cidades Históricas

    166
    0
    SHARE

    Brasília (DF) – O III Fórum Nacional das Cidades Históricas e Turísticas reuniu em Santa Maria (RS), representantes de 33 municípios de 13 estados brasileiros. Palestras e mesas redondas movimentaram o primeiro dia de atividades do evento, aberto ontem pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira.

    A secretária de Estado do Turismo do Rio Grande do Sul, Abgail Pereira, falou da importância do fórum como ferramenta de apoio e fomento à atividade turística e à sociabilidade de experiências sobre o tema. “Essa transversalidade importante de cultura e de turismo faz com que se faça promoção destas duas importantes áreas, que contribuem para o desenvolvimento cultural, mas também para o desenvolvimento social e econômico das nossas cidades”.

    O diretor de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo, Ricardo Moech, apresentou um projeto para incrementar o fluxo turístico nas cidades históricas. O “Passe + Historia” tem o objetivo de integrar os equipamentos e serviços turísticos aos atrativos culturais, facilitando o acesso dos turistas a estes produtos. “O projeto é fruto de demanda levantada durante a realização dos outros fóruns e encontros das cidades históricas que sentiam necessidade da implementação estratégias conjuntas de marketing”.

    Já o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, destacou a importância e a responsabilidade do município ao sediar o Fórum das Cidades Históricas e Turísticas: “Para nós, em Santa Maria, é um privilégio especialíssimo poder sediar esse evento, que é estimulante, mas que também nos obriga a corresponder a ele trabalhando ainda mais no futuro em favor do turismo na nossa cidade, na nossa região, no nosso Estado, no nosso país”.

    O fórum prossegue até este sábado, e é uma iniciativa do Ministério do Turismo com apoio da prefeitura municipal e das secretarias estadual e municipal de Turismo. As palestras e mesas redondas realizadas hoje foram:

    * Planejamento e Gestão do Turismo nas Cidades Históricas;
    * Cultura, Turismo e Desenvolvimento Responsável: O Passado como Produto;
    * Educação Patrimonial como Instrumento de Desenvolvimento do Turismo Cultural;
    * Patrimônio Paleontológico, Ferroviário, Religioso e Etnológico de Santa Maria e Região Central – Potencialidades e Perspectivas para o Turismo;
    * O Legado Patrimonial Jesuítico e o Turismo Missioneiro Transfronteiriço (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai).

    ASCOM

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here