Em audiência com o ministro da saúde, Marcelo Castro, realizada nesta quarta-feira, 09, em Brasília, a secretária de Saúde de Campina Grande, Luzia Pinto, conseguiu a liberação de mais de R$ 7 milhões em emendas parlamentares para investimentos na pasta. O encontro com o ministro contou com a participação de deputados da bancada paraibana na Câmara Federal, além da médica do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), Adriana Melo, que lidera as pesquisas sobre a síndrome da zika congênita na rede pública de saúde da cidade.
De acordo com a secretária de Saúde, as emendas parlamentares serão destinadas para aquisição de equipamentos para hospitais e Unidades Básicas de Saúde, custeio de atividades e também para ações de combate ao mosquito Aedes aegypti no município. Os recursos também vão garantir a manutenção dos serviços de assistência aos bebês que nascem com microcefalia e outros danos neurológicos causados pela síndrome da zika congênita.
Luzia Pinto informou ainda que, desde de novembro do ano passado, a Prefeitura vem mantendo, com recursos próprios, o ambulatório especializado no atendimentos às gestantes e bebês que nascem com microcefalia. O serviço, que funciona no Hospital Municipal Pedro I, tem um custo mensal de R$ 45 mil e atende 30 crianças de diversas cidades paraibanas. Para elas são oferecidos atendimentos de fisioterapia, psicologia, neurologia, enfermagem, oftalmologia, pediatria e obstetrícia.
“Além do atendimento aos bebês, estamos dando suporte às famílias e monitorando as gestantes que apresentaram sintomas de zika durante a gravidez. O custo do serviço deve aumentar nos próximos meses, pois a demanda é crescente e precisamos de mais profissionais para realizar os atendimentos”, informou Luzia Pinto.
Agenda – A secretária municipal de Saúde e a médica Adriana Melo cumprem agenda na capital federal desde a terça-feira, 08, quando já haviam sido recebidas pelo ministro Marcelo Castro, para discussão prévia sobre a liberação das emendas parlamentares. O encontro da terça-feira, que antecedeu a audiência com a bancada paraibana, contou ainda com a participação do deputado federal Rômulo Gouveia.
Fonte: Codecom