Violência doméstica é tema de palestra em escola

    8
    0
    SHARE

    Como forma de facilitar o acesso das pessoas aos serviços prestados pelo Juizado da Violência Doméstica, a Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, está realizando ações educativas relacionadas ao tema nas escolas do Sistema Municipal de Ensino.

    A primeira ação aconteceu com a realização de uma palestra proferida pelo juiz titular do Juizado da Violência Doméstica em Campina Grande, Antônio Ribeiro Junior, na Escola Municipal Ceai Antônio Mariz, no bairro do Cruzeiro, na manhã desta quinta-feira, 05, esclarecendo como é aplicada a Lei Maria da Penha e forma de violência contra as mulheres.

    “Essa lei trouxe algumas situações que agravam os crimes contra as mulheres. Antes da lei, os agressores passavam três meses prestando serviços comunitários ou pagavam uma cesta básica a alguma instituição assistencial e isso mudou com a lei. É muito importante que todos tenham consciência disso para que os direitos das mulheres sejam garantidos”, pontuou o juiz.

    Durante a palestra, que contou com a presença de toda a comunidade escolar, o juiz esclareceu de que forma a mulher pode denunciar casos de violência e apresentou os índices da violência doméstica em todo Brasil.

    As ações educativas fazem parte do projeto “Justiça em seu bairro: Maria da Penha vai à Escola”, que vai contar com o apoio dos professores que vão trabalhar a temática em sala de aula através da literatura de cordel. “Conseguimos produzir um cordel para trabalhar nas escola. Um material muito importante que fala de todos os atributos da lei para que esse conhecimento chegue à família através dos alunos”, disse a coordenadora de políticas públicas para as mulheres, Marli Castelo Branco.

    Ao todo, serão distribuídos três mil cordéis em 24 escolas municiais, para serem trabalhados com alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. A intenção é que, após o trabalho na sala de aula, o material permaneça nas salas de leitura para que sirva de material didático para outros alunos.
    PMCG

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here