A Assembleia Legislativa da Paraíba, no mês da Mulher, homenageia paraibanas ilustres e inaugura a Galeria das Parlamentares do Poder Legislativo.
A partir das 9h00, no auditório João Eudes, haverá a entrega de placas de reconhecimento a representantes dos povos indígenas e quilombolas, como Comadre de Marcação e Cida de Caiana dos Criolos. Além delas Dona Maria Freire parteira de Belém, Soya Lira atriz consagrada, Pretinha atleta mundialmente premiada e a ativista em defesa dos deficientes Helena Holanda receberão uma placa assinada pelo presidente da ALPB, deputado Ricardo Marcelo (PSDB).
Para Crisneilde Lima, presidente da Associação Promocional do Poder Legislativo (APPL), que coordena o evento , “essas mulheres são exemplo com suas histórias de vida, seus processos de aprendizagem e o lugar que ocupam na sociedade em que vivem”. Ela frisou que no dia 08 de março écomemorado o Dia Internacional da Mulher.
Após as homenagens prestadas no auditório João Eudes,os presentes se dirigirão ao Memorial Parlamentar do Poder Legislativo da Paraíba onde será inaugurada a Galeria das Parlamentares do Poder Legislativo, composta de 22 fotografias das Deputadas Estaduais que ocuparam (e ainda ocupam) assento no plenário José Mariz, antes reservado apenas para homens.
De Vani Braga, que foi a primeira deputada estadual eleita em 1982, até a atual legislatura de 2010, que conta com seis representantes – Daniela Ribeiro, EvaGouveia, Francisca Mota, Gilma Germano, Léa Toscano e Olenka Maranhão –, todas as mulheres serão lembradas. A homenagem passa ainda pelas deputadas já falecidas Geralda Freire e Terezinha Pessoa, que atuaram na década de 80, até outras que iniciaram mandatos ainda na década de 90 como Lúcia Braga, Iraê Lucena, Socorro Marques, Dona Dida, Estefânia Maroja, Narrimam Xavier, Zarinhae Marta Ramalho. E tem ainda aquelas que iniciaram seus mandatos no século 21,mas que não têm mandato atualmente, como Edina Wanderley, Gianina Farias,Lucinha Monteiro, Nadja Palitot e Flora Diniz.
Nesta linha de preservação e socialização da Memória do Legislativo Paraibano, está previsto um calendário de eventos ao longo do ano, trazendo a população paraperto da Assembleia.
Assessoria