Brasil é destaque internacional no Dia Mundial da Alimentação

    164
    0
    SHARE

    No Dia Mundial da Alimentação, celebrado nesta terça-feira (16), o Brasil é um dos destaques no contexto internacional pelos resultados alcançados no combate à fome nos últimos anos.

    Divulgação / FNDEBrasil reduziu em 13% o número de pessoas subnutridas, o desafio agora é orientar a população a ter hábitos alimentares saudáveisAmpliar

    • Brasil reduziu em 13% o número de pessoas subnutridas, o desafio agora é orientar a população a ter hábitos alimentares saudáveis

    Os avanços alcançados pelo País foram citados no relatório “O Estado da Insegurança Alimentar no Mundo 2012”, divulgado na semana passada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e pelo Programa Mundial de Alimentos (PAM). No último triênio, informa o documento, o País reduziu em 2 milhões o número de pessoas subnutridas, que caiu de 15 milhões (2007/2009) para 13 milhões (2010-2012), uma redução de 13%.

    A ministra do MDS, Tereza Campello, diz que o Brasil é um dos países que mais avançaram no combate à fome e ainda destaca a importância de orientar a população para o hábito de comer bem. “O grande recado é que temos um segundo desafio: não basta comer, tem de comer bem, com alimento saudável e o mais natural possível. O grande desafio é orientar as nossas crianças.

     

    Cooperativas agrícolas alimentam o mundo

    Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação a FAO lançou o tema “Cooperativas agrícolas alimentam o mundo”, que diz respeito a organização da agricultura, especialmente da agricultura familiar. Para o governo brasileiro o tema é tratado de forma especial, já que apresenta inúmeros exemplos de cooperativas e associações bem-sucedidas, ressalta a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Maya Takagi

    De acordo com ela, uma das modalidades de compra do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é diretamente de cooperativas. “Essa forma de comercialização fortalece a organização e trabalha a importância do associativismo. É muito mais fácil comprar uma produção pulverizada por intermédio de uma cooperativa, que faz o recebimento, a padronização e a logística.

    PAA

    Apenas no ano passado, as diversas modalidades de compras do PAA beneficiaram 162,2 mil agricultores familiares, que forneceram alimentos ao programa. Além de garantir comida às populações vulneráveis, o PAA gera renda para a agricultura familiar.

    Maya destaca ainda que, nos últimos anos, o Brasil avançou com a Política de Segurança Alimentar, com a consolidação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). No final de 2011, acrescentou, o país lançou o primeiro Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que congrega ações de 19 ministérios.

    Portal Brasil

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here