Governo libera verbas para o semiárido

    195
    0
    SHARE

    O Ministério da Integração Nacional, em parceria com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), irá destinar R$ 114 milhões para agricultores familiares da região do semiárido brasileiro enfrentarem a estiagem. Os recursos serão destinados para aquisição de kits de irrigação, construção de barragens subterrâneas e de biofábricas de mudas e sementes (produzem mudas e sementes in vitro, possibilitando o desenvolvimento de plantas mais saudáveis e uniformes e mais rapidamente do que pelos métodos convencionais).

    Famílias dos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, com inscrições no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), poderão pleitear a implementação dos projetos de enfrentamento à estiagem.

    O acordo prevê a implantação de cinco biofábricas em AL, PB, PE, PI e RN, 2.775 barragens subterrâneas, que armazenam água da chuva no subsolo, e de 2.551 kits de irrigação, usados em terrenos de 2 hectares, compostos por mangueiras, tubos de PVC, tubo gotejador, bombas, válvulas e caixas d’água.

    A seleção das famílias será feita por equipes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Entre os anos de 2011 e 2012, a região do semiárido brasileiro teve um período de cerca de seis meses sem chuvas e enfrentou a maior seca dos últimos 30 anos. Cerca de 8 milhões de pessoas foram afetadas pela seca.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here