Presidente da Câmara quer agilidade na Transposição

    77
    0
    SHARE

    O vereador-presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, Nelson Gomes Filho, está solicitando ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, maior agilidade no projeto de Transposição do Rio São Francisco.

     Há informações de que as obras estão em ritmo lento ou paralisadas na Paraíba, ao contrário quando do Governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

    O Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional é um empreendimento do Governo Federal, sob a responsabilidade do Ministério da Integração Nacional. É destinado a assegurar oferta de água, em2025, acerca de 12 milhões de habitantes de 390 municípios do Agreste e do Sertão dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

    A integração do rio São Francisco às bacias dos rios temporários do Semi-árido será possível com a retirada contínua de 26,4 m³/s de água, o equivalente a apenas 1,42% da vazão garantida pela barragem de Sobradinho (1850 m³/s), sendo que 16,4 m³/s (0,88%) seguirão para o Eixo Norte e 10 m³/s (0,54%) para o Eixo Leste. Nos anos em que o reservatório de Sobradinho estiver com excesso de água, o volume captado poderá ser ampliado para até 127 m³/s, aumentando a oferta de água para múltiplos usos.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here