Inicio Campina Grande Romero autoriza início das obras do novo Hospital da Criança e do...

Romero autoriza início das obras do novo Hospital da Criança e do Adolescente

87
0
SHARE

O prefeito Romero Rodrigues assinou na manhã desta terça-feira, 16, no Teatro Municipal Severino Cabral, a ordem de serviço para a construção do novo Hospital da Criança e do Adolescente de Campina Grande. Com assinatura, as obras do hospital devem começar já nos próximos dias. O novo prédio do Hospital da Criança será construído ao lado do Ginásio “O Meninão”, na Avenida Floriano Peixoto.

Na solenidade, o prefeito também apresentou o projeto arquitetônico do novo prédio do Hospital da Criança. A construção terá quase 6 mil metros quadrados de estrutura, com 58 leitos e 2 isolamentos, 10 leitos de UTI infantil, 4 consultórios e sala de reidratação, 3 salas de cirurgia, um refeitório para 58 pessoas, sala de ultrassom e raio-x, central de material esterilizado, lavanderia e laboratórios de exames.

De acordo com a secretária de saúde, Luzia Pinto, o projeto arquitetônico atende a um novo conceito de construção para hospitais. “Os ambientes foram zoneados para facilitar os fluxos de profissionais e pacientes dentro da unidade e, assim, evitar o cruzamento entre ocupantes de setores diferentes, o que ajuda a reduzir o risco de infecções hospitalares”, garantiu.

Na sua fala, Romero destacou que a obra é um marco histórico para saúde pública de Campina Grande. “Há 68 anos a Prefeitura não constrói um hospital na cidade. O último construído foi a maternidade do ISEA, em 1951. Quando assumimos a gestão municipal em 2013, encontramos a estrutura atual do Hospital da Criança sem as condições necessárias para ampliação de serviços importantes, agora teremos um espaço mais digno e totalmente adequado às normas sanitárias”, pontuou.

O prefeito lembrou também que a obra, que está orçada em R$4,9 milhões, será possível graças à economia da Prefeitura Municipal dos valores investidos no Maior São João do Mundo, desde a implementação do modelo público-privado de gestão do evento, que começou em 2017 e que continua este ano. “Graças à economia na realização da festa, vamos poder construir o hospital e, sobretudo, ampliar em 100% o número de leitos cirúrgicos para pediatria na cidade”, comemorou.

Investimentos – Atualmente, o Hospital da Criança e do Adolescente atende cerca de 3.500 pacientes por mês. Desde 2013, a Prefeitura Municipal tem ampliado os serviços na unidade. Primeiro, foram abertas enfermarias com novos leitos no terceiro andar, depois foi implantado o Programa de Residência Médica na unidade, em seguida, foi reformada a brinquedoteca e implantadas as consultas com especialistas. Recentemente, a Secretaria de Saúde anunciou a instalação de sete leitos de UTI infantil ainda neste mês de abril.

Fonte: Codecom

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here