Setor aéreo intensifica operações para o fim de ano

    148
    0
    SHARE

    Entre 13 de dezembro e 14 de janeiro, está sendo realizada a Operação Fim de Ano na aviação civil. Somente neste mês, 17,4 milhões de pessoas deverão passar pelos aeroportos – 8% mais pessoas do que em dezembro de 2011. No ano passado, havia previsões de que os atrasos chegariam a 15% e os cancelamentos a 5%, porém, os números registrados foram de 13% e 3,5%, respectivamente. A expectativa é de manter essas proporções baixas neste ano. Até novembro, esses índices estavam em 10,5% de atraso e 4,6% de cancelamentos.

    Nas reuniões do Comitê de Transição dos Concessionários dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) tem apresentado recomendações sobre as melhores práticas de operação para esse período do ano. Além de acompanhar a escala de trabalho das tripulações das empresas aéreas, a agência vai colocar banners com os principais direitos e deveres dos passageiros.
    Neste ano, a Anac vai intensificar a fiscalização em 12 aeroportos do país – foram seis em 2011. Além de envolver 290 servidores, as equipes gerenciais, os diretores e os superintendentes da agência estarão de plantão durante todo o período. Os 12 aeroportos são: Galeão e Santos Dumont (RJ), Congonhas e Guarulhos (SP), Brasília (DF), Viracopos (SP), Confins (MG), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR).

    Empresas – As companhias, que são obrigadas a manter atendimento presencial ao passageiro nos aeroportos nos quais movimentam mais de 500 mil passageiros ao ano, apresentaram planos de contingência. Entre as medidas estão a reserva de aeronaves extras durante o período, a antecipação das manutenções programadas e o reforço nas equipes de atendimento ao passageiro e de check-in. As empresas se comprometeram ainda a não praticar overbooking no período.

    Infraero faz manutenção preventiva

    Os 63 aeroportos da Rede Infraero programam a manutenção preventiva de equipamentos como pontes de embarque, elevadores e esteiras. As ações contemplam, entre outros itens, o reforço nas equipes operacionais, de segurança e de limpeza, por meio de remanejamento na escala de trabalho dos funcionários.

    Para que a movimentação de passageiros ocorra sem problemas, a Infraero acionará o plano utilizado em períodos de intenso movimento, e que vem proporcionando bons resultados nos últimos anos. O número de atrasos superiores a 30 minutos, por exemplo, caiu 31,1% em dezembro de 2011 (12.362 voos) em relação ao mesmo mês de 2010 (17.947).

    Funcionários estarão circulando pelos saguões, identificados pelos coletes amarelos da campanha “Posso Ajudar/May I Help You?”. O viajante também conta com o aplicativo Voos Online, disponível para dispositivos móveis, na página Infraero Brasil. Além do Guia do Passageiro, o programa permite consultar a situação dos voos em 55 aeroportos brasileiros.

    Brasília – As concessionárias de aeroportos também apresentaram planos para a operação de fim de ano. O aeroporto de Brasília aumentará o seu efetivo em 26% e vai mantê-lo até a segunda quinzena de março de 2013, inclusive com reforço nos serviços de segurança e de limpeza. O consórcio contratou e treinou um novo efetivo de 75 fiscais de pátio, 13 operadores para o Centro de Operações do Aeroporto (COA) e dois operadores para o Centro de Gestão Aeroportuária (CGA).

    Guarulhos – A concessionária montou uma operação que envolve 4.853 pessoas, entre funcionários próprios e de empresas terceirizadas. O efetivo é 4% superior ao de novembro. O movimento esperado para dezembro é de 2,8 milhões de passageiros, com uma previsão de aumento 10% comparado ao mês passado.

    Viracopos – Haverá reforço no número de pessoal para monitoramento e organização de filas e reforço nos serviços de limpeza. Além de adquirir cinco novos equipamentos de raio-x (o dobro do que existe hoje), a concessionária alugou cinco ônibus para embarque e desembarque de passageiros.

    Gov.br

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here